Há uma particularidade nas terras interiores de Portugal junto da linha de fronteira com a Espanha. Com o afluxo dos Novos Cristãos (entendidos como Judeus), fugidos de Espanha, refugiaram-se em Portugal precisamente nas povoações junto à fronteira, desde a Guarda até próximo de Castelo Branco. Belmonte não foge à regra.
Como tal, a Sinagoga é testemunho de uma Comunidade Judaica viva, numerosa e ativa. Três elementos essenciais que se devem àqueles que decidiram ficar, professando a sua religião em segredo e evitando por isso a expulsão decretada por D. Manuel.
Esta vila, além de ser a "Terra dos Cabrais", também se pode dizer que é maioritariamente Judia. Por isso, com uma Comunidade enraizada de tantos anos, não deixa de ter a sua importância uma Sinagoga.
Esta Comunidade de Belmonte foi oficializada em 1988, e a Sinagoga teve a sua inauguração em 1996.
Este ponto está situado na localidade Belmonte, na freguesia Belmonte e Colmeal da Torre.
(Distância: 30 m NW)
(Distância: 76 m NE)
(Distância: 87 m NW)
O Castelo de Belmonte pertence a uma das quatro vilas Históricas de Castelo Branco e das doze de Portugal. Daqui partiu Pedro Álvares Cabral para descobrir o Brasil.
(Distância: 91 m W)
(Distância: 101 m W)
(Distância: 131 m N)
(Distância: 155 m NW)
A Igreja de São Tiago é um verdadeiro testemunho do românico na Beira Interior e um dos elementos chave daquele estilo na região.
(Distância: 159 m NW)
(Distância: 181 m NE)
(Distância: 199 m W)
Pelourinho quatrocentista, ergue-se sobre uma base moderna constituída por três degraus octogonais.