É conhecida e apresenta-se aos visitantes como Antiga Câmara da Vila, mas o nome mais apropriado seria o Solar dos Aguilares pois o início e a construção deste edifício foi como tal. É certo que este edifício foi palco de muitas mudanças de pessoas e instituições, e nem por isso adoptou ou lhe adoptaram outro nome.
Este edifício está localizado mesmo no centro da localidade, pertencente ao século XIII e tendo sido reconstruído na segunda metade do século XX. Na fachada principal é armoriado com as armas reais e a flor de liz na fachada poente.
Os Aguilares foram os primeiros residentes e também os primeiros donatários da Vila. Depois da saída destes, seguiu-lhes então o Domus Municipalis até 1937, seguindo-lhes o Tribunal da Comarca, a Cadeia, repartição das Finanças, passando pela G.N.R., o comércio das carnes verdes, inclusivamente serviu de residência e oficina de sapateiro, e terminando com o último inquilino a partir de 1957, a fundação do Museu Drª Berta Cabral pelo Vilaflorense Raúl de Sá Correia.