Remontando ao período do românico, na atualidade pouco ou nada resta desse tempo por ter sofrido entretanto campanhas de obras de reforma do edifício, com a principal a decorrer no ano de 1692, que alteraram a traça primitiva.

Origem e Alterações

Igreja Matriz
Fachada e
torre sineira

Perante um verdadeiro cenário histórico que a freguesia de Aboim da Nóbrega presenciou, a Igreja desta freguesia, dedicada a Nossa Senhora da Assunção, acaba por refletir esse período glorioso.

Igreja Matriz
Lateral sul

Atualmente constituiu-se como elemento único, mas na verdade o templo teve na sua edificação o Mosteiro Beneditino do sexo feminino, já desaparecido e não havendo quaisquer indícios da existência de tal mosteiro.

Descrição

Igreja Matriz
Lateral norte
Igreja Matriz
Portal
principal

Orientada longitudinalmente, é formada por dois corpos da nave e capela-mor, sendo este corpo de dimensões mais pequenas que a nave. Adossada a esta estão duas capelas laterais, com a da direita a ligar-se à sacristia.

A fachada em empena triangular possui duas aberturas, uma do portal principal em arco de volta perfeita e encimada pelo telhado de uma cobertura, e uma janela retangular em altura, para entrada de luz.

A cobertura da galilé tem como base sete colunas que assentam sobre um pequeno muro que a contorna, antecedendo a entrada do templo. No lado direito está anexada a torre sineira quadrangular com cobertura em piramidal.

Interior

Igreja Matriz

No interior da igreja destaca-se o teto formado por oitenta caixotões em talha dourada primorosamente trabalhada, no qual se enquadram pinturas alusivas aos próprios versículos, sendo considerado como um dos mais ricos e artísticos do norte do País.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 44.947' W 008 23.529'  (41.74912, -8.39215)

Temas / Tags

Aboim da Nóbrega, publicado em por