Situada no Largo do Município, a Câmara Municipal da pequena Vila de Terras do Bouro é a representação máxima de um concelho situado precisamente no coração do único Parque Nacional, o da Peneda-Gerês.

Descrição

Câmara Municipal de Terras de Bouro

Este concelho carrega com uma verdadeira história que lhe permite não só gozar desta identidade como transborda uma riquíssima natureza verdadeiramente deslumbrante.

Terras do Bouro, situada precisamente no coração do único Parque Nacional português, o Parque Nacional da Peneda-Gerês, faz desta vila um verdadeiro oásis da natureza. Este permite que esteja classificada como Reserva Mundial da Biosfera.

No seu território de montanha, a tendência é associada a potencialidades fortemente convidativas para um turismo ecológico. Para isso contamos com a variada fauna e flora, verdadeiros recursos termais e hidroelétricos, variadíssimos práticas de desporto da montanha e náuticos, podendo desfrutar as bacias dos Rios Cávado e Homem.

História

É igualmente percorrido por uma história especificamente romana, acarinhado por um reconhecimento nacional e internacional, baseando-se efetivamente na Geira Romana, traduzindo em Via Nova XVIII, que ligava Bracara Augusta a Astorga, em Espanha. Seguindo-se outros povos como os suevos, visigodos e muçulmanos, e finalmente os búrios. Estes últimos foram bastantes influentes na denominação do atual nome de Terras de Bouro, uma vez que o Boyro, na linguagem popular e na permanência deste povo nestas terras, deu origem evolutiva no atual nome.

Na entrada da época Medieval, estas terras de importância política na administração Portuguesa beneficiaram de uma carta de privilégio de D. Dinis, seguindo-lhe mais tarde o Foral atribuído por D. Manuel em 1514, na manutenção deste território.

Localização

O edifício da Câmara Municipal situa-se no Largo do Município, na zona norte da vila.

Coordenadas GPS: N 41 43.145' W 008 18.504'  (41.71908, -8.30840)

Temas / Tags

Terras de Bouro, publicado em por