Igreja de S. Pedro
Situada no Largo do Toural, a Igreja de São Pedro veio complementar a necessidade de um templo religioso de que a Irmandade com o mesmo nome fosse proprietária.
Igreja de São Pedro

Esta Irmandade utilizava por empréstimo a Capela de São João Batista existente nos claustros da Colegiada.

Uma construção um tanto problemática, que só no século XIX se dá por concluída, e porque o principal motivo foi a elevação de Igreja a Basílica, a primeira no distrito de Braga. O início dá-se em 1737, sendo que treze anos mais tarde, em 1750, regista-se a bênção da capela-mor.

Na primeira década do século XIX a Igreja viria a ser profanada pelas tropas francesas aquando das invasões, utilizando-a como estrebaria.

Anos mais tarde, em 1811, dá-se a demolição de casas conjuntas para a edificação da Basílica. As obras que se prolongaram até 1824, com a reiniciação a dar-se em 1880 com a aprovação de uma nova planta proposta pela Irmandade.

Em 1834 dá-se finalmente por terminadas as obras, com a colocação da tiara pontifícia sobre o brasão no tímpano do frontão e a cruz pontifical. No século XX dá-se a colocação do relógio na sineira.

Descrição

Desenvolve-se longitudinalmente, é formada por nave e capela-mor mais estreita que a nave.

A fachada principal, que termina em frontão triangular e encimada por uma cruz, é formada por um nartéx constituído por três arcos de volta perfeita. É encimada por três janelas de verga abatida, com uma sacada corrida e guarda em pedra.

À esquerda encontra-se a torre sineira de planta quadrangular.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Guimarães
ou neste concelho Guimarães
Outras localidades deste concelho Guimarães

Localização

Coordenadas GPS: N 41 26.504' W 008 17.743'  (41.44173, -8.29572)
Guimarães, publicado em por