Igreja de S. Pedro
Igreja de S. Pedro
Situada no Largo do Toural, a Igreja de São Pedro veio complementar a necessidade de um templo religioso de que a Irmandade com o mesmo nome fosse proprietária.
Igreja de São Pedro

Esta Irmandade utilizava por empréstimo a Capela de São João Batista existente nos claustros da Colegiada.

Uma construção um tanto problemática, que só no século XIX se dá por concluída, e porque o principal motivo foi a elevação de Igreja a Basílica, a primeira no distrito de Braga. O início dá-se em 1737, sendo que treze anos mais tarde, em 1750, regista-se a bênção da capela-mor.

Na primeira década do século XIX a Igreja viria a ser profanada pelas tropas francesas aquando das invasões, utilizando-a como estrebaria.

Anos mais tarde, em 1811, dá-se a demolição de casas conjuntas para a edificação da Basílica. As obras que se prolongaram até 1824, com a reiniciação a dar-se em 1880 com a aprovação de uma nova planta proposta pela Irmandade.

Em 1834 dá-se finalmente por terminadas as obras, com a colocação da tiara pontifícia sobre o brasão no tímpano do frontão e a cruz pontifical. No século XX dá-se a colocação do relógio na sineira.

Descrição

Desenvolve-se longitudinalmente, é formada por nave e capela-mor mais estreita que a nave.

A fachada principal, que termina em frontão triangular e encimada por uma cruz, é formada por um nartéx constituído por três arcos de volta perfeita. É encimada por três janelas de verga abatida, com uma sacada corrida e guarda em pedra.

À esquerda encontra-se a torre sineira de planta quadrangular.

Localização

Este ponto está situado na localidade Guimarães, na freguesia Oliveira, São Paio e São Sebastião.

Coordenadas GPS: N 41 26.504' W 008 17.743'  (41.44173, -8.29572)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Largo do Toural

Largo do Toural - Visitar Portugal

(Distância: 20 m NE)
A partir do século XVII, foi o primeiro largo existente extramuros, junto da porta principal da vila, onde começaram a realizar comercio de bovinos e outros produtos.

Chafariz do Carmo

Chafariz do Carmo - Visitar Portugal

(Distância: 37 m SE)
Situado no Jardim ou Largo do Carmo, o Chafariz Renascentista, do séc. XVI, com três taças, enquadra-se com os Palácios e Convento do Carmo.

Igreja de São Domingos

Igreja de São Domingos - Visitar Portugal

(Distância: 117 m NW)
Templo de estilo gótico, dos finais do século XIV, com um pórtico barroco (1770).

Padrão do Salado

Padrão do Salado  - Visitar Portugal

(Distância: 276 m NE)
Padrão do Salado é um monumento comemorativo em estilo gótico, mandado edificar por D. Afonso IV pela vitória na Batalha do Salado travada em 1340.

Antigos Paços do Concelho

Antigos Paços do Concelho - Visitar Portugal

(Distância: 276 m NE)
Situada no núcleo histórico de Guimarães, com a fachada principal para o Largo da Oliveira, a sua edificação iniciou-se no reinado de D. João I no séc. XIV, com uma remodelação no século XVIII.

Praça de São Tiago

Praça de São Tiago - Visitar Portugal

(Distância: 278 m NE)
Pelo que reza a história, a estátua da Virgem Santa Maria foi trazida para Guimarães pelo Apóstolo São Tiago para um templo pagão existente num largo, que mais tarde viria a chamar-se Praça de Santiago.

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira - Visitar Portugal

(Distância: 280 m NE)
Foi mandada reedificar por D. João I, em finais do século XIV, pelo voto que este Rei fez à Virgem da Oliveira, pela sua vitória na Batalha de Aljubarrota.

Igreja de São Francisco

Igreja de São Francisco - Visitar Portugal

(Distância: 280 m SE)
Templo de estilo gótico tendo sofrido alterações, principalmente durante o século XVIII em que sofreu uma profunda remodelação de que apenas ficou com o pórtico e a cabeceira.

Convento de Santa Clara - Câmara Muncipal de Guimarães

Convento de Santa Clara - Câmara Muncipal de Guimarães - Visitar Portugal

(Distância: 393 m NE)
Foi um dos conventos mais ricos de Guimarães, instituído no século XVI pelo Cónego Mestre Escola da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira.

Paço dos Duques de Bragança

Paço dos Duques de Bragança - Visitar Portugal

(Distância: 652 m NE)
Datado do século XV e mandado edificar por D. Afonso, futuro Duque de Bragança, filho bastardo de D. João I, veio servir de residência do próprio e da sua segunda mulher, D. Constança de Noronha.

gif