Igreja de S. Dâmaso
A Igreja de S. Dâmaso começou a ser construída no século XVII e terminou no século seguinte.
Igreja de S. Dâmaso

A igreja de São Dâmaso provêm de um testamento cujo herdeiro universal é a Irmandade das Chagas e Cordão de São Francisco, na condição de estes edificarem uma capela para o serviço da Irmandade e um hospital para o tratamento dos eclesiásticos mais pobres e seculares igualmente pobres de Santa Comba.

Assim foram realizadas as condições testamentárias pela Irmandade que comprou umas casas e terrenos no centro do burgo de Guimarães, tendo como início provável o ano de 1636. Uma edificação um tanto complicada, pois o seu término só aconteceria no século seguinte, o século XVIII.

Na primeira metade do século XVII foi terminada a capela-mor e a construção do corpo e da fachada. Na última década deste mesmo século foi necessária uma base de sustento até aos alicerces, na parede nascente da capela-mor, dado que o estado de ruína era evidente, sendo mandado executar o retábulo.

Entretanto, terminada a obra da capela-mor, seria a vez da nave a passar pelo mesmo como do outro corpo, obrigando-a igualmente ir à base dos alicerces porque também denotava um estado de ruína.

Dois anos depois da entrada do novo século, o templo religioso não só terminaria as obras como também eram colocadas os quatro retábulos da nave, dando por concluída a edificação da Igreja. Em 1720 dá-se a colocação dos azulejos historiados sobre São Dâmaso e, em 1784, a torre sineira. Esta homenagem ao São Dâmaso deve-se em virtude de ser originário de Guimarães e de ter sido Papa no século V.

Em 1960, devido ao projeto de renovação da urbanização da cidade, foi decidida a transladação e reconstrução do templo no campo de São Mamede, junto ao Castelo de Guimarães, onde se deu a inauguração da nova paróquia. Decorria o ano de 1967 e ali permanece até aos agora.

Descrição

Desenvolvido longitudinalmente com a fachada orientada a poente, planta retangular e formada por nave única e capela-mor mais estreita.

A fachada principal é rematada por um frontão triangular com cruz sobre acrotério.

O portal é rasgado em verga reta e enquadrado por pilastras rematadas por mísulas em folha de acanto e coroado por um frontão triangular, cuja base e em posição central apresenta as armas do Papa São Dâmaso.

Adossada a esta à esquerda, está a torre sineira.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Guimarães
ou neste concelho Guimarães
Outras localidades deste concelho Guimarães

Localização

Coordenadas GPS: N 41 26.983' W 008 17.279'  (41.44972, -8.28798)

Temas / Tags

Guimarães, publicado em por