Caldas das Taipas é uma vila situada a cerca de dez quilómetros a norte de Guimarães na estrada para Braga, na margem direita do Rio Ave.

Muito cedo esta localidade foi descoberta pelas suas águas sulfurosas, contribuindo para os tratamentos de reumatismo, aparelho respiratório, intestinos, fígado, entre outros, tendo sido referenciadas algumas barracas de madeira em 1779.

Hotel das Termas
Hotel das Termas

Descrição

Com o decorrer dos tempos esta instância termal veio a ser classificado como "Banhos Velhos" e "Banhos Novos". Os Banhos Velhos são constituídos por dois corpos de balneários, que tiveram a sua remodelação em 1939, tanto no exterior como no interior, com um passadiço na ligação deste corpos.

Nestas edificações, o balneário, construído em 1875, é o mais interessante devido à sua forma dodecagonal, pois possui um poço ao centro e, partindo daqui, nove salas de banhos. Esta edificação teve como ponto de interesse o aproveitamento dos restos do que foram as termas romanas.

Os Banhos Novos, tiveram no ano de 1908 a inauguração ao gosto de Arte Nova, e são formados por dois corpos, um central de dois pisos, ladeados por dois corpos de um só piso que em tempos albergava os banhos para os dois sexos.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 29.262' W 008 20.556'  (41.48770, -8.34260)

Temas / Tags

Caldas das Taipas, publicado em por