Esta época estava relacionada com a Arte Nova, e que a comprovar também chegou a Esposende, sendo o único exemplar e por isso tornar-se numa raridade.
Localizado no centro histórico da cidade, este edifício de planta retangular está entre duas ruas que confrontam com a sua fachada virada para o Largo Fonseca Lima.
Sofreu uma reabilitação, com o seu interior a ser adaptado para receber o Museu Municipal, abrindo as portas em 1993.
O esguio edifício é formado por três pisos.
A fachada possui uma porta de verga reta encimada por uma janela de verga reta com uma sacada de pedra, de guarda também de pedra, correspondendo ao segundo piso.
Esta está separada por uma arquitrave de uma outra janela em arco de volta perfeita, dando a impressão de continuidade.
Este ponto está situado na localidade Esposende, na freguesia Esposende, Marinhas e Gandra.
(Distância: 12 m N)
Este pequeno largo está situado no centro histórico da cidade, igualmente com uma importância por ter três elementos também mediáticos.
(Distância: 47 m E)
Tal como os Paços do Concelho, está situada na pequena Praça do Município. A Igreja da Misericórdia não tem uma data concreta, sabendo-se que a sua edificação terá ocorrido no tempo de D. Henrique, pertencendo ao século XVI.
(Distância: 57 m NE)
Na pequena Praça do Município está situado o edifício dos Paços do Concelho. De origem do século XVIII, sofreu remodelações durante os anos até atingir o aspeto atual.
(Distância: 185 m SE)
Esta povoação só viria a subir de estatuto à categoria de vila, e consequentemente sede de concelho, em 1572 por Carta Régia de D. Sebastião. Perante tal atributo foi construído o edifício dos Paços do Concelho e o Pelourinho.
(Distância: 219 m N)
Duas ruas e um largo, todos pertencentes à parte histórica de cidade. As ruas, num trajeto perpendicular ao largo, vão ao encontro deste, tendo o seu início na parte sul da cidade e atravessando-a.
(Distância: 232 m N)
Edificada sobre a ermida primitiva que pertencia ao século XVI, este templo, cuja construção teve início neste mesmo século, tomou como invocação Santa Maria dos Anjos.
(Distância: 432 m NW)
Este pequeno templo está situado na avenida paralela ao mar, com a frente virada para o interior da cidade. Foi edificada em 1699 e dedicada a São João Baptista.
(Distância: 500 m E)
À saída da cidade para Barcelos, num recinto arborizado, encontra-se a Capela de Nossa Senhora da Saúde edificada no séc XVI substituindo a capela primitiva, devotada a São Sebastião.
(Distância: 2 km NW)
Também conhecido como Forte de Esposende, foi edificado entre 1699 e 1704 durante o reinado de D. Pedro II, inserindo-se no plano de proteção da costa portuguesa e da entrada do Rio Cávado.
(Distância: 2 km S)
Considerando ser dois corpos diferentes, a Casa e a Capela estão situadas no cimo de uma grande duna de areia, precisamente junto à praia, e esta dá-lhes o nome de Bonança.