Chafariz da Feira, assim chamado ao esplendoroso chafariz que se encontra num espaço, que se mantém incólume até hoje, denominado de Campo da Feira.
Descrição




Do pouco que se sabe deste chafariz, é que foi construído na década de vinte do século XVII, mais concretamente em 1621, pelo arquiteto João Lopes Amorim.


Chafariz a que é atribuída uma certa monumentalidade, é formado por um por um tanque redondo do qual ao centro se eleva a coluna, em esquema piramidal, composta por duas taças. O remate é formado pelo pináculo onde estão representados águias, as armas reais e o primitivo brasão de Barcelos. É rematado por um cata-vento.
O acesso ao chafariz é feito por quatro escadarias, sendo estas intermediadas pelas quatro fontes, das quais as saídas de água são feitas por máscaras trágicas em pedra.



da Vila

Localização
Este chafariz está situado ao centro do Campo da Feira ou Campo da República, no centro histórico de Barcelos.