Com outras denominações como Torre Medieval de Lourosa de Campos, ou Torre Mourisca, esta torre foi edificada no século XII com um estilo gótico evidenciado nas cornijas.

Origem da Torre

Torre dos Mouros
Torre dos Mouros

Com outras denominações como Torre Medieval de Lourosa de Campos, ou Torre Mourisca, esta torre foi edificada no século XII.

O estilo gótico evidenciado nas cornijas e com características defensivas militares, pode ver-se também nas seteiras. De planta quadrangular, é formada por três pisos, tendo uma cisterna que hoje se encontra aterrada.

Alterações

A Torre dos Mouros, que viria a sofrer com a passagem de vários donos, acabou por se tornar numa propriedade privada. Com estas mudanças de donos viria também a sofrer modificações e alterações no decorrer dos séculos.

Porta de entrada

Por estas razões, o atual edifício acabou por se tornar numa reconstrução dos finais do século XIV, nomeadamente na existência de uma escadaria em pedra na fachada poente. Esta dá acesso ao segundo piso, em que uma antiga janela foi transformada em porta.

Esta porta vem provocar uma ideia errada de entrada principal, sendo esta na fachada nascente, onde se encontra uma porta em ogiva permitindo a entrada para o acesso ao primeiro piso.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 54.951' W 008 15.847'  (40.91585, -8.26412)

Temas / Tags

Burgo, publicado em por