Comemorativo da descoberta dos Açores, mostra o ano de 1432 como sendo a data desta descoberta, data que mais tarde se concluiu não ser a correta, mas 1427.
O padrão está situado no Jardim Municipal da vila, tendo um escudo português encimado pela Cruz de Cristo.
(Distância: 135 m NE) A Igreja de Nossa Senhora da Mãe de Deus, Matriz de Povoação, começou a ser construída em 24 de julho de 1848, sendo aberta ao público 8 anos depois.
(Distância: 172 m NE) Esta fonte está situada junto da igreja de Igreja de Nossa Senhora Mãe de Deus. Construída como um nicho, está interiormente forrada de azulejos e com bancos.
(Distância: 258 m S) Esta porta marca o local onde acostaram os primeiros povoadores da Ilha de São Miguel. Foi inaugurado em 2005, pelo 166º aniversário da elevação de Povoação a concelho. O monumento inclui pequenas imagens de figuras importantes da vila.
(Distância: 279 m SW) As Ruínas do Forte de Nossa Senhora Mãe de Deus são o que resta do forte construído no século XVI, que também era conhecido por Castelo da Povoação.
(Distância: 309 m SW) O antigo edifício dos Paços do Concelho de Povoação, junto da igreja de Nossa Senhora do Rosário, era a sede da Câmara Municipal desde 1856. É atualmente o Centro de Informação – Turismo e Artesanato da Vila da Povoação.