Com efeito, os especialistas são tentados a catalogar o templo como tardio-românico, mediante o conjunto de elementos que indicam de tal período.
Elementos como uma única nave mais elevada e capela mor retangular rebaixada, a extrema massificação das paredes ou a quase inexistência de elementos decorativos, o óculo da fachada principal, ou os modilhões que suportam a linha do telhado, são algumas das características do românico tardio.
Pelo contrário, o porta principal e o arco triunfal, lançados em ogiva, são elementos que denunciam o tempo gótico.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Mouçós, na freguesia Mouçós e Lamares.
(Distância: 616 m W)
Situado no lugar de Piscais, mais um maravilhoso exemplar romano de três arcos com os respectivos corta águas, que atravessa o Rio Corgo.
(Distância: 2 km SE)
A única referência dada a esta igreja é de que tem, na capela anexa, uma arca tumular do século XIV mandada construir pelo Abade Fernão de Brito para a sua última morada.
(Distância: 3 km S)
Este Cedro Gigante, situado junto da entrada da Casa de Mateus, faz parte do jardim romântico que D. José Luís, 3º Conde de Vila Real, fez plantar em 1870. É uma árvore com 44 metros de altura, junto do lago criado por Ribeiro Teles, um sinal que faz parte integrante da Casa de Mateus.
(Distância: 3 km S)
Num monumento com uma amplitude como este, há muitas dúvidas da sua autoria que permanecem. Também não se sabe ao certo em que ano começou a ser construído.
(Distância: 3 km SW)
Datada de 1680, a mando da Ordem de São Francisco, sofreu várias intervenções até chegar à forma atual. Durante o século XIX, destacam-se a construção da sacristia e da torre sineira.
(Distância: 3 km SW)
Considerada uma das igrejas mais antigas de Vila Real, foi edificada em 1528, mandada pelo padre D. Pedro de Castro, abade de Mouçós, no local onde já existia uma capela dedicada a S. Nicolau.
(Distância: 3 km SW)
(Distância: 3 km S)
Datada do decorrer do século XVIII, a capela dedicada a Nossa Senhora das Dores insere-se na tradição barroca do norte do país.
(Distância: 4 km SW)
Denominada Capela Nova ou Capela dos Clérigos, é um edifício de arquitectura barroca, cujas obras iniciaram em 1639.
(Distância: 4 km SW)