Igreja Matriz de Sago
Igreja Matriz de Sago
Igreja Matriz de Sago tem como protetor, tal como a freguesia, São Miguel. Este templo pode pertencer ao período anterior ao século XII e, depois de ser vigararia da apresentação do Colégio da Companhia de Jesus de Coimbra, passou para a Diocese de Viana do Castelo em 1977.

História

Igreja Matriz de Sago

Contrastando com um dos destaques patrimoniais da freguesia, à Igreja Matriz de Sago resta-lhe apenas que o seu protetor e da freguesia é São Miguel. Este templo pode pertencer ao período anterior ao século XII, dado que as paróquias iniciais pertenciam ao julgado medieval de Penha da Rainha.

No entanto não é de estranhar que a Igreja de São Miguel recorra às Inquirições Paroquiais, tendo como base o ano de 1258 em que as igrejas situadas em território Entre o Lima e o Minho constam como pertencente ao Bispado de Tui, que se denominava de Zago.

Foi confirmada mais tarde, nas listas de 1320 para o rei D. Dinis, sobre a determinação da taxa a pagar pelo respetivo templo.

Foi vigararia da apresentação do Colégio da Companhia de Jesus de Coimbra e, mais tarde, à Universidade, passando por fim à reitoria. Finalmente passou para a Diocese de Viana do Castelo em 1977.

Descrição

Igreja Matriz de Sago
Igreja Matriz de Sago

A desenvolver-se na longitudinal, é formada por uma nave retangular e capela-mor mais pequena e estreita. Adossada a esta no lado sul, nos dois corpos pela metade, a sacristia e um anexo idêntico no lado norte.

Ainda no lado sul e num plano um pouco recuado da fachada principal, está a torre sineira quadrada de quatro aberturas em arco de volta perfeita nas quatro faces, albergando sinos.

Igreja Matriz de Sago

A fachada principal é em empena, delimitando-se em cunhais de pilastras e rematando em pináculos piramidais. Os rasgos são feitos pelo portal principal em arco abatido encimado por uma janela retangular, a iluminar a nave. Segue-se o relógio no tímpano.

Localização

Este ponto está situado na localidade Perral, na freguesia Sago, Lordelo e Parada.

Coordenadas GPS: N 42 02.197' W 008 27.540'  (42.03662, -8.45900)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Junta da União de Freguesias de Sago, Lordelo e Parada

Junta da União de Freguesias de Sago, Lordelo e Parada - Visitar Portugal

(Distância: 335 m S)
Com o topónimo antigo e já perdido de Infantádego que evidencia a sua origem medieval, Sago pode ter origem no local denominado de Monte do Castelo. Parada tem origem numa família galega de apelido Parada.

Junta de Freguesia de Cambeses

Junta de Freguesia de Cambeses - Visitar Portugal

(Distância: 1 km W)
Cambeses tem nesta palavra a derivação de "Camba", que poderá significar terra de proveniência dos povoadores. Este território já constava como Villa de Cambeses quando, em 991, este mesmo território foi doado a Compostela pelo rei Bernudo II.

Citânea de São Caetano

Citânea de São Caetano - Visitar Portugal

(Distância: 1 km E)
Povoado de planta sub–circular, no qual se destacam afloramentos graníticos, nalguns dos quais se conserva arte rupestre, embora de difícil observação.

Castro de São Caetano

Castro de São Caetano - Visitar Portugal

(Distância: 1 km E)
Está situado no mesmo monte da capela com o mesmo nome, com um cabeço pouco florestado, com alguns afloramentos ganíticos, numa altitude de 329 metros.

Capela de São Caetano

Capela de São Caetano - Visitar Portugal

(Distância: 1 km E)
Não se sabe quando a capela foi construída, mas pertenceu à Congregação dos Jesuítas que se estabeleceu em Longos Vales desde 1551 até 1759.

Santuário de Nossa Senhora dos Milagres

Santuário de Nossa Senhora dos Milagres - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NW)
Esta igreja foi edificada no século XVI sobre uma ermida, entre 1595 e 1602, pela Família dos Pereiras de Castro. A original Capela dos Milagres foi transformada num Santuário, transformando o local num verdadeiro centro de fé.

Igreja Paroquial de Cambeses

Igreja Paroquial de Cambeses - Visitar Portugal

(Distância: 1 km W)
A primeira referência à Igreja Paroquial de Cambeses surge em 1258 pelas Inquirições Paroquiais de 1258, no entanto a povoação é muito mais antiga. Só em 1977 esta igreja entrou para a Diocese de Viana de Castelo.

Capela de Santo António

Capela de Santo António - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)
Na sua construção isolada no ambiente natural e de vegetação, e por isso com a denominação de ermida, atualmente serve de bifurcação entre estradas. Esta capela teve a sua edificação no ano de 1608 por Gaspar da Fonseca e sua mulher, Senhores da Quinta de Santo António.

Igreja Paroquial de São Martinho

Igreja Paroquial de São Martinho - Visitar Portugal

(Distância: 2 km S)
A construção da Igreja Paroquial de Parada, dedicada a São Martinho, está situada no século XIX, mais concretamente em 1869. Em 1977 a Igreja de São Martinho entra para a Diocese de Viana do Castelo.

Capela de Nossa Senhora da Assunção

Capela de Nossa Senhora da Assunção - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NE)
Situada próximo da Junta de Freguesia e do cemitério de Longos Vales, a Capela de Nossa Senhora da Assunção tem a fachada contracurvada aberta pela porta encimada por uma janela e ladeada por mais duas, emolduradas em arco abatido.

gif