Um pouco por todo o monte regista–se a ocorrência de estruturas circulares, sobretudo nos cimos ocidental e meridional. Neste último conserva–se uma cintura de muralha, local provável da acrópole.
As restantes muralhas são perceptíveis em toda a área, particularmente na vertente noroeste e oeste onde, em parte, formam um talude, vendo–se ainda os restos de um muro em alvenaria, entrecortado em alguns pontos pela penedia afeiçoada.
As estruturas habitacionais parecem estar agrupadas em núcleos de duas ou três casas ligadas por um espaço comum, frequentemente lajeado, divididos por muros.
Este ponto está situado na localidade Longos Vales, na freguesia Longos Vales.
(Distância: 0 m S)
Está situado no mesmo monte da capela com o mesmo nome, com um cabeço pouco florestado, com alguns afloramentos ganíticos, numa altitude de 329 metros.
(Distância: 71 m N)
Não se sabe quando a capela foi construída, mas pertenceu à Congregação dos Jesuítas que se estabeleceu em Longos Vales desde 1551 até 1759.
(Distância: 786 m E)
Igreja em honra da Nossa Senhora do Aumento, situada no lugar de Souto Fiscal.
(Distância: 1 km N)
O Mosteiro de Longos Vales, pelos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, foi edificado ainda no tempo de D. Afonso Henriques, no século XII. A reconstrução da igreja é realizada entre os séculos XII e XIII, sendo a sua posse requerida pela Congregação de Santa Cruz de Coimbra, com ajuda do Cardeal D. Henrique.
(Distância: 1 km N)
As quatro sepulturas antropomórficas, situadas nas traseiras da Igreja Matriz de Longos Vales. Um género se sepulturas que surge muito tarde, devendo corresponder à época da Baixa Idade Média.
(Distância: 1 km N)
Situada próximo da Junta de Freguesia e do cemitério de Longos Vales, a Capela de Nossa Senhora da Assunção tem a fachada contracurvada aberta pela porta encimada por uma janela e ladeada por mais duas, emolduradas em arco abatido.
(Distância: 1 km N)
Os Vales são Longos, têm a sua derivação de Longovares, cujo significado se refere a um território de veigas e longos vales férteis. Longos Vales é uma das maiores freguesias do concelho, em que o abrangente território recua à pré-história com as suas duas citânias.
(Distância: 1 km W)
Igreja Matriz de Sago tem como protetor, tal como a freguesia, São Miguel. Este templo pode pertencer ao período anterior ao século XII e, depois de ser vigararia da apresentação do Colégio da Companhia de Jesus de Coimbra, passou para a Diocese de Viana do Castelo em 1977.
(Distância: 1 km SW)
Com o topónimo antigo e já perdido de Infantádego que evidencia a sua origem medieval, Sago pode ter origem no local denominado de Monte do Castelo. Parada tem origem numa família galega de apelido Parada.
(Distância: 2 km S)
Esta antiga freguesia goza de um privilégio único que a natureza lhe atribui, com as suas vistas panorâmicas em que o rio com o mesmo nome da localidade e os seus pequenos cursos de água provocam. Pertence agora à União das Freguesias de Sago, Lordelo e Parada, com sede em Sago.