A capela foi fundada no século XV pela corporação dos mareantes e pescadores de Sesimbra, sendo no início apenas capela e hospital. Foi sujeita a diversas alterações no século XVIII.
Destruído pelo terramoto de 1755, apenas restou a capela que ainda existe. Foi recuperada no século XX pela Câmara Municipal de Sesimbra e reaberta como Biblioteca Municipal.
Na década de 1970 houve lugar a escavações com as quais se descobriu as estruturas do hospital bem como desenhos nas paredes e artigos diversos. Foi assim decidida a exploração completa do local e a sua recuperação, o que foi efetuado até ao início do século XXI.
Em 2004 a capela foi finalmente inaugurada como núcleo museológico. Podemos ali admirar diversas obras com destaque especial para o quadro de Nossa Senhora da Misericórdia, do século XVI.
Uma capela de planta longitudinal retangular, apresenta a fachada em estilo barroco encimada por frontão contracurvado e ladeada por pilastras nos cunhais sobrepostas por pináculos.
O portal em moldura de arco abatido é encimado por um óculo e ladeado por outras duas janelas também em arco abatido em frontão igualmente contracurvado. Este portal é ladeado por outro corpo, à direita, igualmente com uma porta para o mesmo espaço.
Esta porta lateral dá acesso à escada para o piso inferior onde esteve o hospital
Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1977.
Este ponto está situado na localidade Sesimbra, na freguesia Sesimbra (Santiago).
Esta capela está situada na zona história de Sesimbra, no espaço entre as ruas Cândido dos Reis, Rainha Dona Leonor e da República.
(Distância: 42 m W)
A Casa do Bispo, situada na Rua Antero de Quental nº 15, no centro histórico de Sesimbra, foi edificada no século XVI tendo pertencido ao Bispo de Fez, D. Belchior Beliago.
(Distância: 62 m NE)
Este largo foi denominado antigamente de Campo da Misericórdia, dada a sua localização a sul e junto daquela instituição.
(Distância: 83 m S)
(Distância: 97 m NE)
Uma capela cuja construção foi iniciada no século XVI mas com modificações e melhoramentos ao longo dos séculos quase até à atualidade. Nota-se uma mistura de estilos, manuelino, maneirista, barroco, joanino e revivalista.
(Distância: 101 m NW)
A Igreja Matriz da paróquia de Santiago de Sesimbra é uma construção do século XVI, na transição entre os estilos manuelino e renascentista.
(Distância: 105 m SE)
O Museu Marítimo de Sesimbra é um espaço dedicado ao mar e à pesca, mostrando a história da pesca e da vida no mar.
(Distância: 136 m SE)
O Forte ou Fortaleza de Santiago está situado na praia de Sesimbra, tendo sido edificado no reinado de D. João IV, no século XVII.
(Distância: 153 m E)
(Distância: 164 m NE)
(Distância: 171 m N)