O Palácio da Rosa, situado no Bairro da Mouraria, é um palácio do século XIX mas tendo sido construído com sinais do século XVI.

No século XIV, no dia 16 de dezembro de 1393, Afonso Anes Nogueira recebeu autorização da Câmara Municipal de Lisboa para destruir casas velhas que ali existiam e fechar as ruas de acesso à Igreja de São Lourenço do Socorro. No seu lugar seriam construídas novas casas e um edifício.

O objetivo desta modificação foi a beneficiação desta zona de Lisboa. Esse edifício assim construído veio mais tarde a chamar-se de Palácio da Rosa.

Destruição e Reconstrução

O edifício ficou quase totalmente destruído pelo terramoto de 1755. A sua reedificação ocorreu ainda no mesmo século.

Mudança de Donos

Como dote de casamento, este palácio, que fazia parte do morgado de S. Lourenço, passou a pertencer à casa dos Marqueses de Ponte de Lima e mais tarde aos Marqueses de Castelo Melhor, também como dote de casamento. Por esta razão o edifício também tem a designação de Palácio dos Marqueses de Ponte de Lima e dos Castelo Melhor.

Desde 1927 a 1942 o palácio pertenceu a Afonso Lopes Vieira, o escritor e poeta português, que teve aí a sua residência. Pertencendo na década de 60 à Câmara Municipal de Lisboa, foi finalmente vendido no final do século XX a um grupo hoteleiro madeirense.

A Igreja de São Lourenço manteve-se nas mãos da Câmara Municipal, apesar de integrar o conjunto.

Primeira Classificação

O palácio foi classificado como Imóvel de Interesse Municipal com o objetivo de impedir a vontade da empresa madeirense de o transformar num hotel. De pouco serviu porque, uma vez que já tinha sido feita a venda, já não seria possível tal impedimento.

Degradação

A tentativa de modificação para hotel foi dificultada porque seria obrigatória a construção de um parque de estacionamento, o que ali é praticamente impossível. O impasse daí resultante fez com que entretanto estivesse abandonado e em elevado estado de degradação.

Classificação

O conjunto formado pelo Palácio da Rosa e pela Igreja de S. Lourenço foi entretanto reclassificado como Monumento de Interesse Público, incluindo também toda a área de jardim.

Localização

Este ponto está situado na localidade Santa Maria Maior, na freguesia Santa Maria Maior.

Coordenadas GPS: N 38 42.867' W 009 08.103'  (38.71445, -9.13505)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Capela de Nossa Senhora da Saúde

Capela de Nossa Senhora da Saúde - Visitar Portugal

(Distância: 153 m NW)
Esta capela foi construída em 1505, sendo dedicada a São Sebastião. Tendo acolhido a imagem de Nossa Senhora da Saúde em 1662, ficou a partir daí com essa designação.

Castelo de São Jorge

Castelo de São Jorge - Visitar Portugal

(Distância: 180 m E)
O Castelo de São Jorge, situado na colina mais alta do centro histórico de Lisboa, deve o seu nome à devoção a São Jorge, santo padroeiro dos cavaleiros e das cruzadas.

Igreja de São Cristóvão e São Lourenço

Igreja de São Cristóvão e São Lourenço - Visitar Portugal

(Distância: 196 m S)
A Igreja Matriz de São Cristóvão ou Igreja de São Cristóvão e São Lourenço, está no local onde, segundo a tradição, existiu uma Ermida de Santa Maria de Alcamim edificada no século XIII.

Palácio do Marquês de Tancos

Palácio do Marquês de Tancos - Visitar Portugal

(Distância: 244 m S)

Estátua de D. João I

Estátua de D. João I - Visitar Portugal

(Distância: 272 m W)
Situada na Praça da Figueira, junto do Largo do Rossio, esta estátua equestre foi erguida em homenagem ao rei D. João I.

Hospital de São José

Hospital de São José - Visitar Portugal

(Distância: 318 m NW)
O edifício foi criado para receber o Colégio Jesuíta em 1579, com o apoio financeiro do Cardeal D. Henrique, tendo sido inaugurado catorze anos depois.

Igreja de São Domingos

Igreja de São Domingos - Visitar Portugal

(Distância: 325 m W)
Situada junto da Praça do Rossio, a igreja fez parte do convento com o mesmo nome, do qual só existe atualmente o templo religioso.

Igreja do Menino-Deus

Igreja do Menino-Deus - Visitar Portugal

(Distância: 334 m E)

Palácio da Independência

Palácio da Independência - Visitar Portugal

(Distância: 371 m W)
O Palácio dos Condes de Almada, ou da Independência, situado junto do Largo do Rossio e do Largo e Igreja de S. Domingos, pertenceu à família Almada desde o séc. XV.

Igreja e Convento da Graça

Igreja e Convento da Graça - Visitar Portugal

(Distância: 378 m NE)
Localizada no largo com o mesmo nome, a Igreja da Graça, que faz parte do Convento da Graça, é uma construção do século XIII.

gif