×
Pontos de Interesse no Concelho de Évora

Anta da Herdade da Galvoeira (Senhora da Saúde)
Monumento megalítico entre o 4º e 3º milénios a.C., com um corredor retangular e uma câmara poligonal formada por esteios de granito e xisto, classificado como MN desde 1910.

Anta da Herdade da Murteira (Torre de Coelheiros)
Monumento funerário da época entre o 4º e 3º milénio a.C. de planta poligonal de 7 esteios e corredor de que restam 2 esteios partidos, classificado como MN desde 1910.

Anta da Herdade da Tisnada (Torre de Coelheiros)
Classificada como MN desde 1910, esta anta tem a sua origem possivelmente entre o início do 4º e meio do 3º milénios a.C., tem cerca de 3 metros de diâmetro em 9 esteios de que restam 5 no local.

Anta da Herdade de Paredes (Nossa Senhora da Graça de Divor)
Classificado como MN desde 1910, a anta tem origem entre o 4º e o início do 3º milénios a.C. e é composta por uma câmara com 7 esteios de 2 metros de altura e um corredor.

Anta da Herdade do Silval ou de Silvadas (Nossa Senhora da Graça de Divor)
Classificado como MN desde 1910, a anta tem origem entre o 4º e o início do 3º milénios a.C., é composta por 7 esteios e um corredor com 4 metros de comprimento.

Apeadeiro de Azaruja (São Bento do Mato)
O Apeadeiro de Azaruja fazia parte da Linha de Évora, que ligava esta cidade a Estremoz, e encerrou em 1 de janeiro de 1990 a passageiros, mantendo o serviço de mercadorias até 2009. Este apeadeiro estava situado no troço entre Évora e Vale do Pereiro.

Aqueduto da Água da Prata (Malagueira)
O Aqueduto da Água de Prata foi construído no século XVI por ordem do rei D. João III e inaugurado em março de 1537 para transportar água desde a nascentes em Graça do Divor, dos terrenos do Convento de São Bento de Castris, para a cidade de Évora.