Como estão os caríssimos cidadãos? Aqui estou eu para os receber para uma visita a esta belíssima faculdade. Mas antes gostaria de me apresentar.
Sou D. João III, o décimo quinto Rei de Portugal, nasci em 1502 e morri em Lisboa no ano de 1557. Nasci da união do D. Manuel com a Dª Maria de Aragão. Meu pai introduziu-me nas questões do Reino, fez de mim uma pessoa agil, sensata e realista, ajudou-me nas ações futuras após a subida ao trono em 1521.
O reinado foi de trinta e seis anos, que se caraterizou por muito intenso a nível interno, ultramarino e nas relações com os Estados Europeus, como por exemplo a crise financeira, a ameaça protestante, o perigo turco, o perigo da concorrência francesa e inglesa no Império, as crises no Estado da Índia e finalmente o peso demasiado forte da vizinha Espanha.
Também me debrucei sobre a cultura, dando-lhe uma enorme proteção, tendo sido considerado como mecenas nacional, e em homenagem puseram-me aqui a tomar conta da faculdade.
Tenho o cognome de Piedoso, devido à minha devoção religiosa. Tive nove filhos e todos eles morreram antes de mim, com exceção de um deles que deixou um herdeiro chamado de D. Sebastião, o qual foi o meu sucessor ao trono.
Este ponto está situado na localidade Coimbra, na freguesia Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu).
(Distância: 54 m N)
Foi no reinado de D. Dinis que se edificou a Universidade de Coimbra, ou naquele tempo Universidade de Direito, com os estudos jurídicos em direito canónico e romano.
(Distância: 208 m N)
Este conjunto monástico foi edificado sobre um edifício romano dos meados do século I que viria a cair no abandono no século V.
(Distância: 218 m NW)
Num período de maior esplendor do românico na cidade, em grande parte no reinado de D. Afonso Henriques, ergue-se a Sé Velha de Coimbra ainda na segunda parte do século XII com a finalização no século XIII do seu portal principal.
(Distância: 222 m NW)
Situado no coração histórico da cidade, este pequeno largo é o mais emblemático de Coimbra por ser rodeado pelos edifícios mais antigos da cidade com construções dos séculos XVII, XVIII e XIX, e com a Sé Velha a pertencer ao século XII.
(Distância: 239 m NW)
Aqui vamos encontrar esta indicação que em tempos remotos dizíamos a Tabuleta, a indicar duas raras bebidas que quase foram apagadas com as bebidas modernas.
(Distância: 246 m N)
A Igreja do Salvador, ou de São Salvador como também é conhecida, situada no pequeno largo com o mesmo nome, corresponde à segunda metade do século XII.
(Distância: 252 m E)
O sexto Rei de Portugal, nasceu em 1261 e morreu em 1325. Devido à situação frágil do Pai, foi coroado Rei em 1279 e teve o mais longo reinado português, 46 anos.
(Distância: 257 m NE)
Instalados em Coimbra desde 1541, a Sé Nova foi a primeira Igreja do Colégio das Onze Mil Virgens, ou Colégio dos Jesuítas, sob o projeto do arquiteto oficial dos Jesuítas em Portugal, Baltazar Álvares.
(Distância: 293 m W)
O Largo da Portagem está situado no perímetro do centro histórico de Coimbra. O nome está ligado ao fato de antigamente se cobrar ali impostos sobre as mercadorias provenientes do sul.
(Distância: 297 m NW)
É conhecida como o Arco de Almedina, justamente por a torre com o mesmo nome se situar mesmo atrás deste, mas na verdade chama-se de Porta de Barbacã, uma vez que esta serviu para reforçar a entrada da cerca, sendo esta datada do séc. XI.