A data deste monumento é atribuída ao século XVI, sob o estilo manuelino.
Apesar de Vila Velha de Ródão nunca ter tido um foral, esta localidade sempre gozou como tal, da qual é testemunho o pelourinho. Contudo, a localidade estava referida documentalmente desde 1186, altura a que o foral pertencia à Covilhã.
O pelourinho está sobre uma plataforma de dois degraus quadrangulares, onde encaixa a base da coluna, semelhante a um terceiro degrau, porém mais elevado e de arestas chanfradas.
A coluna tem um fuste cilíndrico e liso com um corpo prismático ornamentado com a Cruz de Cristo, o brasão da vila e uma esfera armilar e com as armas reais.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Vila Velha de Ródão, na freguesia Vila Velha de Ródão.
(Distância: 44 m S)
Dedicada a Nossa Senhora da Conceição, é uma construção do século XVI com alterações nos séculos seguintes. No interior destaca-se os arcos de separação entre a nave central e as laterais e o trono central na capela-mor com a imagem da padroeira.
(Distância: 116 m SE)
Morada: Rua de Santana 841, 6030-230 Vila Velha de Ródão
(Distância: 192 m NW)
(Distância: 461 m SE)
(Distância: 545 m SE)
Originalmente denominada de Rodam, esta estação faz parte da Linha da Beira Baixa, entre Abrantes e Covilhã. Foi construída em 1885 e entrou em funcionamento em 6 de Setembro de 1891.
(Distância: 979 m SE)
Esta fonte situa-se próximo do cais de Vila Velha de Ródão.
(Distância: 1 km SE)
Descendo à beira do rio Tejo, junto do cais, obtém-se uma das melhores vistas sobre o rio e todas as montanhas em redor.
(Distância: 1 km SE)
Um jardim bem cuidado junto do cais de Vila Velha de Ródão.
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 1 km SE)
Esta estação arqueológica é um dos sítios arqueológicos e paleontológicos internacionalmente mais importantes mas dos menos conhecidos. Descoberto em 1982, situa-se no local onde o rio Enxarrique se junta ao rio Tejo. Classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1990.