A capela é constituída por nave e capela-mor mais estreita, ambas com cobertura em madeira, a nave em masseira, a capela-mor em falsa abobada de berço.
A fachada principal é aberta pelo portal em arco abatido, encimado por frontão e ladeado por janelas.
No interior, o destaque vai para o retábulo barroco em talha policromada.
Em frente da capela, e no lado de fora da respetiva cerca, ergue-se o cruzeiro com o mesmo nome, Mártir São Sebastião. Este cruzeiro é do século XVIII, mas pode ser uma reedificação de um anterior, do século XVII.
É um cruzeiro assente sobre três degraus, com um plinto sub-cúbico, o fuste e um globo, terminando com a cruz.
Este ponto está situado na localidade Fundão, na freguesia Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo.
(Distância: 209 m NW)
Uma capela do século XVI, possivelmente de 1530, teve uma reconstrução em 1578, conforme a data no arco da frontaria.
(Distância: 220 m NW)
Uma pequena capela do século XVI, teve obras no século XIX. O portal em arco de volta perfeita é antecedido por um alpendre.
(Distância: 226 m NW)
Um chafariz do século XVIII situado junto da Capela do Calvário, foi mandado construir por Francisco Mendes Veiga em 1771.
(Distância: 380 m NW)
Uma capela do século XVI, construída em 1574, é constituída por uma nave e capela-mor mais estreita e baixa. Foi templo da Ordem Terceira Franciscana desde o século XVI.
(Distância: 448 m N)
Igreja da Misericórdia e Capela de São Miguel, templos do século XVII, salientando-se na primeira a talha do altar-mor e o púlpito no exterior.
(Distância: 453 m NW)
Datada do século XVIII, a Igreja Matriz foi construída sobre um outro templo românico do qual não restam quaisquer vestígios.
(Distância: 454 m NW)
Uma Casa Brasonada situada em frente da Igreja Matriz do Fundão, com um brasão atribuído a Paulo Nogueira de Andrade, uma casa de cerca de 1688.
(Distância: 485 m NW)
Uma casa apalaçada do final do século XIX, foi a residência de Adolfo Portela, um escritor do final do século XIX e início do século XX (1866-1923).
(Distância: 496 m NW)
Um chafariz do início do século XIX, de 1818, é formado por uma estrutura do tipo de um obelisco encimado por um pináculo piramidal.
(Distância: 518 m NW)
Uma casa brasonada do século XVIII, tendo sofrido remodelações no século seguinte.