Neste local existiu uma primitiva igreja de Santa Maria do Castelo, edificada em meados do século XVI.
No seu adro eram julgados os pleitos pelos Juizes e Homens-Bons da vila.
Nos anos de 1872 a 1876 sofre modificações, adquirindo um estilo barroco, com frontões contracurvados, pilastras e um nicho com a imagem de Nossa Senhora. Em 1899 é construída a torre sineira, com 34 metros de altura.
Nos anos 40 deste século a fachada é revestida com painéis de azulejos que reproduzem cenas da vida da Virgem e o teto da igreja pintado pela mão do Prof. António Lopes.
Apresenta 11 altares, 5 dos quais dedicados a Nossa Senhora. No seu interior estão algumas imagens de grande valor, como é o caso da imagem de S. Francisco de Sales e de Santa Teresa de Jesus. Encontra-se nesta igreja a Relíquia do Santo Lenho, oferecida por D. Luís, filho de D. Manuel I à capela de Santa Cruz.
Este ponto está situado na localidade Covilhã, na freguesia Covilhã e Canhoso.
(Distância: 133 m E)
Câmara Municipal da Covilhã - Praça do Município, 6200-151 Covilhã
(Distância: 200 m E)
A Santa Casa da Misericórdia da Covilhã foi instituída em 1577 e a igreja data dos finais do século XVI, tendo sido reconstruída no século XVIII.
(Distância: 218 m S)
Este elevador liga a Rua Marquês d'Ávila e Bolama à Rua António Augusto de Aguiar, numa cabina panorâmica, ao longo da escadaria, numa extensão de 62 metros.
(Distância: 230 m E)
Torre de S. Tiago, um dos ex-libris da Covilhã.
(Distância: 253 m NW)
A Igreja de Santa Cruz deve a primeira fundação ao Infante D. Henrique, filho de D. João I, e data de meados do século XV.
(Distância: 270 m S)
Um elevador que inicia no Parque da Goldra até à parte alta da EN339, ligando a parte baixa à parte alta da cidade sem necessidade de percorrer longas ruas inclinadas.
(Distância: 308 m NE)
Igreja de Nossa Senhora da Conceição, antiga Igreja de S. Francisco, do século XIV, pertenceu ao antigo convento do mesmo nome, fundado no século XIII.
(Distância: 316 m SW)
Capela românica, cuja construção data, provavelmente, do século XII / XIII, uma lenda local atribui a sua fundação a D. Fuas Roupinho.
(Distância: 351 m SW)
A Universidade da Beira Interior e o Museu de Lanifícios estão situados na Real Fábrica dos Panos, mandada construir durante o reinado de D. José I.
(Distância: 377 m SW)
Esta instituição foi fundada em 1986 com a conversão do Instituto Universitário da Beira Interior que, por sua vez, surgiu graças à conversão do Instituto Politécnico da Covilhã.