Pelourinho de Larim
Pelourinho de Larim
Larim, ou o seu topónimo Lalim, foi referido pela primeira vez em 959 quando a Condessa Mumadona doa o seu território ao Mosteiro de Guimarães. Recebeu o foral em 1514, por D. Manuel I.
Pelourinho de Larim
Pelourinho de Larim
Pelourinho de Larim
Pelourinho de Larim

Uma interessante história deste lugar em que, por interesse ou simplesmente porque era a melhor solução, o Pelourinho, que atualmente é conhecido por Larim, está situado precisamente no pátio/jardim da Casa/Seminário da Torre.

Na verdade Larim, como é atualmente conhecido, ou o seu topónimo Lalim, foi referido pela primeira vez em 959 quando a Condessa Mumadona doa o seu território ao Mosteiro de Guimarães. Chegado o século XII, Larim já era considerada paróquia, com invocação a São Miguel.

Recebeu o foral em 1514, por D. Manuel I, e na altura tinha o nome de Vila Verde. No decorrer dos séculos, o mesmo nome veio a servir para denominar outras localidades da região, sendo que na atualidade diz respeito ao Concelho, no qual foi integrada no século XIX.

A sua primeira localização foi em frente aos Antigos Paços do Concelho, tendo sido transferido em data incerta, com a possibilidade de ter sido após de 1936, para o atual lugar.

Com esta transferência acredita-se que se perdeu a plataforma, contudo a coluna cilíndrica e lisa levanta-se sobre um plinto e toro, com capitel e remate. O capitel é formado por um astrágalo circular, de pequeno colarinho, e um ábaco quadrado, em molduras crescentes e sobrepostas. É rematado por um tronco piramidal de secção quadrangular embolado, onde crava uma cruz de ferro

Classificação

Desde 1933, está classificado como Imóvel de Interesse Público

Localização

Este ponto está situado na localidade Soutelo (Freguesia), na freguesia Soutelo.

Coordenadas GPS: N 41 36.574' W 008 26.294'  (41.60957, -8.43823)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Relógio de Sol

Relógio de Sol - Visitar Portugal

(Distância: 36 m N)
Uma das raridades que dificilmente encontramos em Portugal, à exceção de algumas localidades interiores do país, é um relógio de Sol, feito em pedra.

Casa da Torre

Casa da Torre - Visitar Portugal

(Distância: 49 m NE)
Solar barroco, do século XVIII, é uma arquitetura residencial tipo casa-torre, tendo adossado um edifício do século XX que alberga o Centro de Espiritualidade e Cultura.

Igreja Matriz de Soutelo

Igreja Matriz de Soutelo - Visitar Portugal

(Distância: 471 m NW)
A Igreja de Soutelo é rodeada por imagens em granito de santos. A sua reedificação surgiu na segunda metade do século XVIII, no decorrer do período barroco.

Fonte de São Miguel

Fonte de São Miguel - Visitar Portugal

(Distância: 493 m NW)
A fonte, agora seca, que se encontra no largo da Igreja, encontra-se acompanhada pelo Arcanjo São Miguel.

Cruzeiro dos Evangelistas

Cruzeiro dos Evangelistas - Visitar Portugal

(Distância: 651 m NW)
Uma verdadeira relíquia da arquitetura religiosa do século XVIII, é o ex-libris do barroco desta freguesia de Soutelo, estando situado a poucos metros da Casa da Torre e face à estrada que liga Vila Verde a Prado.

Ponte do Bico

Ponte do Bico - Visitar Portugal

(Distância: 719 m E)
A(s) ponte(s) do Bico são, de facto, duas: aqui fica uma das metades, a que atravessa o rio Cávado, entre a freguesia de Lago (Amares) e de Palmeira (Braga).

Santuário de Nossa Senhora do Alívio

Santuário de Nossa Senhora do Alívio - Visitar Portugal

(Distância: 2 km N)
O Santuário foi construído, em virtude de uma promessa feita pelo pároco local Xavier Fráguas, no século XVIII, mas só terminado no século XX.

Rio Cávado

Rio Cávado - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SW)
É aqui, na Vila de Prado, que o rio banha na sua plenitude a Vila.

Capela de Santo Amaro

Capela de Santo Amaro - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)
A Capela de Santo Amaro situa-se à saída norte da Vila. Não havendo elementos referentes ao seu passado histórico, tem na sua cronologia a origem datada do século XVII.

Capela de São Tiago de Francelos

Capela de São Tiago de Francelos - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)
Cerca de um quilometro a norte da Vila de Prado, no lugar de Francelos, que em tempos remotos foi sede de freguesia, situa-se esta capela de São Tiago.

gif