Solar barroco, edificado nos primórdios do século XVIII, é uma arquitetura residencial tipo casa-torre, tendo adossado um edifício de construção recente do século XX que alberga o Centro de Espiritualidade e Cultura.

Origem

Casa da Torre

Assim ficou como Casa da Torre, mesmo na condição de que na atualidade este solar alberga o Centro de Espiritualidade e Cultura.

Solar barroco, a sua edificação é dos primórdios do século XVIII, uma vez que, e segundo uma inscrição do sacramento do crisma, é de 1743 e pertencia a uma senhora Dª Maria Josefa de Magalhães Feio de Azevedo.

Em 1947 a última residente do solar, a Viscondessa da Torre, fez um testamento, doando a Casa da Torre à Província Portuguesa da Companhia de Jesus, uma vez que não deixou descendência, com o recheio da casa para a restante família.

Descrição

Casa da Torre - Solar

Arquitetura residencial tipo casa-torre, é formada por dois corpos, correspondendo um deles a uma torre quadrangular, a qual poderá remontar à época medieval, e o outro retangular, com a fachada principal orientada a sul. Adossado ao segundo pano retangular, na continuação deste, está a capela de planta longitudinal com a fachada orientada a nascente.

No lado oposto à fachada estão as dependências da quinta com os cocheiros, intercalando-se com estes dois corpos um pátio com acesso a estes e um pequeno jardim circular. A fachada principal, formada por dois pisos, é precedida por uma escadaria com acesso ao segundo piso, correspondente ao piso nobre. Neste piso regista-se quatro janelas em verga reta e com sacadas em ferro encimadas por cornijas retas e, ao centro, o portal, também de moldura reta e encimado pela pedra de armas.

A torre quadrangular, delimitada por cunhais de pilastras, é formada por três pisos com duas janelas cada e de moldura reta, sendo o remate da torre por pináculos piramidais e entre estes por merlões.

Casa da Torre - Capela

A capela, com acesso pela estrada, é antecedida por uma escadaria.

O portal é em verga reta, sobrepujado de uma cimalha e um frontão de volutas interrompido pela pedra de armas. É rematado por um frontão triangular, com dois pináculos piramidais nas laterais e, ao centro, uma cruz.

No frontão ao centro possui uma abertura redonda.

Casa da Torre - Seminário

Perpendicular e adossado ao antigo solar, um edifício de construção recente do século XX alberga o Centro de Espiritualidade e Cultura.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 36.595' W 008 26.273'  (41.60992, -8.43788)

Referências

Temas / Tags

Soutelo, publicado em por