É dos jardins mais emblemáticos da cidade, não só pelo pequeno espaço verde, como pela parte representativa.
Situa-se na Rua Justino Cruz, que liga a Rua do Souto com a Praça Conde de Agrolongo. Uma pequena beleza no centro histórico de Braga, num pequeno canto que se liga ao Paço Episcopal através dos seus claustros, servindo estes de pano de fundo para o embelezamento do espaço.
O jardim é geometricamente dividido em canteiros, com os corredores a atravessarem-nos e contornando um chafariz que se encontra ao centro.
O remate deste chafariz dá o nome ao jardim, uma vez que é encimado por uma estátua da Santa Bárbara, tornando-se num ponto de referência para qualquer pessoa, seja local ou visitante.
Enfim, um espaço que conjuga o histórico com o verde puro da fauna e flora que se recicla com as estações do ano.
Este ponto está situado na localidade Braga, na freguesia Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto).
(Distância: 96 m SE)
Esta é a rua que atravessa a Braga histórica, em que o início é na Avenida Central, junto à Arcada, e termina no Arco da Porta Nova.
(Distância: 113 m W)
Paço Episcopal, um nome que se mantém mas em que o seu verdadeiro significado deixou de fazer sentido há muito tempo. O Paço Episcopal é, a seguir à Sé Catedral, o edifício mais relevante e emblemático da cidade de Braga
(Distância: 124 m W)
Situada na parte histórica da cidade de Braga, a Praça do Município simboliza um espaço que alberga a instituição máxima da cidade.
(Distância: 134 m SW)
A construção desta igreja iniciou em 1560, junto à Sé. Segundo uma inscrição no portal principal, terminou em 1562, ano possivelmente relativo à fachada.
(Distância: 149 m SW)
Um pelourinho bastante atribulado tanto na sua localização com as várias deslocações sofridas, como na sua estrutura.
(Distância: 149 m E)
Edificada nos finais do séc XVII deve-se à Ordem Terceira de São Francisco, na qual pretendiam ter sede própria.
(Distância: 157 m W)
Esta fonte do século XVIII, sob o estilo barroco, é formada por uma taça central que tem como base de decoração o pelicano, e quatro mais pequenas que a contornam.
(Distância: 159 m S)
Casa dos Paivas ou Casa da Roda, dos finais do século XV e princípios do XVI, situa-se nas traseiras da Sé Catedral, na rua de Nossa Senhora do Leite.
(Distância: 179 m SE)
São João do Souto dá o nome à freguesia, ao largo onde o templo religioso se situa e também ao próprio templo que remonta ao tempo medieval, ao século XII.
(Distância: 189 m NW)
Atualmente conhecido como Lar Conde de Agrolongo, o antigo Convento do Salvador teve a sua edificação no final do século XVI.