Com esta duas denominações, situa-se num pequeno jardim à saída de Vagos, no entroncamento da estrada real de Aveiro e Figueira da Foz e a estrada com direção para o Santuário de Nossa Senhora de Vagos.
Uma edificação do século XVII, teve uma campanha de obras de recuperação no século XIX por parte do Pároco de Vagos de então, uma vez que estava abandonada e em risco de demolição.
Tem planta centrada circular com remate semiesférico. O portal de verga reta é encimada por uma escultura representando, sobre o Gólgota, a cruz com os instrumentos da Paixão de Cristo.
O interior é digno de registo das imagens situadas no século XVIII, pelo seu significado histórico e artístico como pela qualidade da execução e conservação.
Este ponto está situado na localidade Vagos, na freguesia Vagos e Santo António.
(Distância: 560 m S)
A Igreja da Misericórdia teve uma campanha de obras durante o século XIX e é proveniente de uma outra anterior a 1694. Destaca-se a fachada, encimada pela torre sineira, aberta pela porta em arco de volta perfeita encimada por uma janela quadrilobada com vitral, sobre o qual se encontra a Nossa Senhora da Misericórdia.
(Distância: 790 m S)
Com o século XV indicado numa cartela na parede da igreja, pertence ao padroado real desde o século XVI e teve uma grande reforma no século XVIII. Destaca-se a fachada que termina em contracurvada, com a imagem de São Tiago sobre a porta, e a torre sineira no lado esquerdo da fachada.
(Distância: 798 m S)
O Museu do Brincar contém cerca de 20000 peças em brinquedos e outros objetos relacionados com as crianças, tais como literatura, material escolar ou roupas.
(Distância: 878 m S)
Vagos não é muito antiga, sendo conhecida apenas a partir da Idade Média por não haver vestígios que indiquem a presença humana antes da referida época. O Concelho de Soza foi extinto com a Reforma Administrativa de 1853, passando para o Concelho de Vagos, em que este privilégio remonta a 1514, com o foral dado pelo rei D. Manuel I.
(Distância: 915 m S)
A fachada da Biblioteca Municipal João Grave provém da antiga Escola Preparatória com o mesmo nome, cujo edifício foi recuperado no ano de 2015 para o efeito atual. A biblioteca permite a consulta e empréstimo de livros, publicações e filmes vídeo, tendo um sistema de pesquisa de obras pela internet.
(Distância: 1 km NW)
Situada a pouca distância de Vagos, numa zona isolada, considerada por isso uma ermida, esta capela tem origem em lendas. Um navio francês naufragou, salvando-se a imagem de Nossa Senhora que foi escondida pela tripulação. A capela foi erguida nesse local no século XII.
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 1 km S)
Câmara Municipal de Vagos - Rua da Saudade, nº 90, 3840-420 Vagos
(Distância: 2 km SW)
A Igreja de São Nuno de Santa Maria e de Nossa Senhora de Lurdes situa-se na localidade de Lombomeão, a cerca de um quilómetro e meio de Vagos, junto do seu limite sudoeste. Destaca-se a torre sineira centralizada na fachada principal e no interior os altares colaterais com retábulos dourados.
(Distância: 2 km SE)
A edificação da Igreja de São Miguel de Soza realiza-se no século XVII. Uma inscrição na capela lateral do lado da Epístola indica o ano de 1629. Há intervenções em no final do mesmo século e no século XIX. Destaca-se na igreja a grande torre sineira e a escadaria a anteceder a entrada.