É certo que este fenómeno existe, e esta existência está situada na Serra da Freita, muito perto da aldeia Albergaria da Serra.
Este fenómeno baseia-se numa rocha-mãe em que brotam nódulos desta mesma rocha, ficando mais escuros na rocha-mãe, daí o nome de parideiras, porque parece que a rocha maior está a "parir" rochas mais pequenas.
De origem granítica, estes nódulos medem entre 1 a 12 cm de diâmetro com formas discóides e biconvexas. Estas pedras são compostos pelos mesmos elementos mineralógicos do granito, sendo a camada externa composta por biotite e a interna formada por quartzo e feldspato potássio.
Estas pedras desincrustam-se da rocha-mãe por termoclastia-crioclastia, deixando uma camada externa em baixo-relevo nos núcleos da rocha-mãe, e espalham-se à volta desta.
Estas são consideradas pelos anciãos da região como elementos da fertilidade, chegando ao ponto de quem dormir com uma destas pedras debaixo da almofada vê a sua fertilidade aumentada.
Este ponto está situado na localidade Castanheira, na freguesia Cabreiros e Albergaria da Serra.
(Distância: 1 km N)
Esta cascata está situada no coração da Serra da Freita, muito próximo da aldeia de Albergaria da Serra. É uma cascata que surge de um rochedo granítico com 97 metros de altura.
(Distância: 2 km N)
Albergaria da Serra é uma aldeia rural, situada no coração da Serra da Freita, palco de alguns elementos naturais como também com algumas mudanças de nome.
(Distância: 4 km W)
Dois coretos situado no largo da Igreja Matriz, um de cada lado da escada de acesso ao adro. Sendo um coreto antigamente muito usado, atualmente é ainda utilizado para alguns espetáculos musicais, teatrais ou outros.