Tudo começou naquele lugar pela existência de uma albergaria, fundada pela Rainha D. Mafalda, vindo a ser mais tarde ampliada e protegida pela sua neta homónima, a Rainha Santa Mafalda.
No século XIII, passou a chamar-se Albergaria do Monte Fuste.
Entre o século XVI e o século XIX, Albergaria passou para da Serra, seguindo-lhe Nossa Senhora da Assunção de Albergaria, terminando por Albergaria das Cabras.
Este nome perdurou até há alguns anos retornando a um dos topónimos e ficando até hoje como Albergaria da Serra.
Uma aldeia típica situada na Serra da Freita,com as ruelas estreitas e casas em granito,cujo na sua maioria das residências usufruem de telhados de lousa.
E esta foto é a demonstração típica da ruralidade de uma aldeia vocacionada para a criação de gado,sujeitando-se numa passagem de carro,as respeitar as regras,e ter de parar para o gado seguir em frente.
Este ponto está situado na localidade Albergaria da Serra, na freguesia Cabreiros e Albergaria da Serra.
(Distância: 906 m SW)
Esta cascata está situada no coração da Serra da Freita, muito próximo da aldeia de Albergaria da Serra. É uma cascata que surge de um rochedo granítico com 97 metros de altura.
(Distância: 2 km S)
As pedras parideiras são um fenómeno natural e geológico raro, que o torna único no Mundo. Um fenómeno um tanto impossível à primeira vista, que nem dá para acreditar.
(Distância: 5 km W)
Dois coretos situado no largo da Igreja Matriz, um de cada lado da escada de acesso ao adro. Sendo um coreto antigamente muito usado, atualmente é ainda utilizado para alguns espetáculos musicais, teatrais ou outros.