Igreja Matriz de Cabreiros
Igreja Matriz de Cabreiros, setembro de 2022
Igreja de São Mamede, este templo religioso pertencente a um meio rural e montanhês, no espaço da Serra de Freita, tem uma cronologia relativa ao século XVIII. A torre sineira de secção quadrada de dois pisos separados por um friso, tem remate em coruchéu piramidal.

História

Igreja Matriz de São Mamede
Igreja Matriz de São Mamede

Também conhecida como Igreja de São Mamede, este templo religioso pertencente a um meio rural e montanhês, no espaço da Serra de Freita, sem qualquer identificação passada e limitando-se a uma cronologia relativa ao século XVIII.

Descrição

Igreja Matriz de São Mamede
Igreja Matriz de São Mamede

Pequeno templo, a Igreja de São Mamede desenvolve-se na longitudinal com a fachada principal orientada a poente. Edificação em granito, tem uma planta retangular composta por nave e capela-mor mais pequena e estreita.

Adossa-se na fachada sul o anexo da sacristia perpendicular aos dois corpos.

A simplicidade da fachada principal em empena triangular, é composta pelo portal de moldura reta encimada por um pequeno postigo. À esquerda anexa-se, no mesmo plano da fachada, a torre sineira quadrada de dois pisos separados por um friso e com remate em coruchéu piramidal.

Localização

Este ponto está situado na localidade Cabreiros, na freguesia Cabreiros e Albergaria da Serra.

Coordenadas GPS: N 40 51.423' W 008 11.398'  (40.85705, -8.18997)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Junta de Freguesia de Cabreiros

Junta de Freguesia de Cabreiros - Visitar Portugal

(Distância: 169 m NE)
A aldeia de Cabreiros, com alguma longevidade com a sede do concelho, tem a sua vivência à sombra do Mosteiro de Arouca. Com a reorganização administrativa de 2013, Cabreiros ficou agregada a Albergaria da Serra formando a União de Freguesias de Cabreiros e Albergaria da Serra, com sede na primeira.

Vista parcial de Covelo de Paivó

Vista parcial de Covelo de Paivó - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NE)
Vista parcial de Covelo de Paivó, à beira do rio Paivó.

Aldeia de Covelo de Paivó

Aldeia de Covelo de Paivó - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NE)
Covelo de Paivó é uma aldeia do concelho de Arouca que se desenvolveu pela encosta acima pelas circunstâncias do terreno e em que, atualmente, são poucos os residentes. Os habitantes dedicaram-se à agricultura e a conservam como meio de sobrevivência.

Igreja Matriz de Covelo de Paivó

Igreja Matriz de Covelo de Paivó - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NE)
Esta igreja dedicada a São Pedro é uma edificação da primeira metade do século XVIII, num lugar um pouco isolado da própria povoação, em que as referências são poucas ou nulas. A fachada principal termina em empena truncada pela sineira em arco de volta perfeita e sem sino.

Ponte de Manhouce

Ponte de Manhouce - Visitar Portugal

(Distância: 4 km SW)
A Ponte de Manhouce é mais uma ponte romana sobre a ribeira com o mesmo nome, de um só arco e guardas reconstruídas.

Igreja Matriz de Manhouce

Igreja Matriz de Manhouce - Visitar Portugal

(Distância: 4 km SW)
A construção da Igreja Matriz de Manhouce, uma edificação barroca, situa-se entre os séculos XVII e XVIII, uma edificação em granito de planta retangular composta pela nave única com adossamento da sacristia e da torre sineira, ambas no lado sul. Salienta-se os retábulos interiores e a torre sineira.

Serras da Arada e Montemuro

Serras da Arada e Montemuro - Visitar Portugal

(Distância: 5 km E)
A caminho do sul do Concelho de Arouca, e com passagem pelas Aldeias de Xisto de Janarde para Covelo de Paivó, a paisagem das serras ditam a verdadeira beleza da natureza, no ponto de encontro das Serras da Arada (1120 metros de altitude) e do Montemuro (1382 metros).

Ponte da Barreira

Ponte da Barreira - Visitar Portugal

(Distância: 5 km SW)
Uma ponte em granito de quinze metros e meio de comprimento, de um só arco robusto de volta perfeita, assente em alicerces rochosos. Apresenta guardas de pedras aparelhadas.

Junta da União de Freguesias de Covelo de Paivó e Janarde

Junta da União de Freguesias de Covelo de Paivó e Janarde - Visitar Portugal

(Distância: 6 km NE)
Covelo de Paivó pertenceu sucessivamente aos concelhos de Sul e depois de São Pedro do Sul, até passar para o de Arouca em 1917, havendo sinais de ocupação romana. Em Janarde, pelo contrário, não há indicação desse povo. Em 1852 passa para a comarca e concelho de Arouca.

Igreja Matriz de Lomba

Igreja Matriz de Lomba - Visitar Portugal

(Distância: 6 km SW)

gif