A Porta do Soar corresponde a uma das sete portas das Muralhas de Viseu, provocando várias opiniões acerca da sua antiguidade, com a certeza de que pertencia à Baixa Idade Média, no século XV.
A Porta de Soar, também conhecida como Porta de São Francisco, é o principal elemento remanescente. Esta parte do pano, com o arco em ogiva, foi o eixo importante para a circulação na cidade. Ali existe uma epígrafe do ano de construção do reinado de D. Afonso V e um brasão com as armas nacionais.
No lado interior existe um nicho com o Santo tutelar da Porta, uma característica comum às principais entradas das fortalezas tardo-medievais.
Todos os panos e portas referentes à antiga muralha, estão classificados como Monumento Nacional desde 1915.
Este ponto está situado na localidade Viseu, na freguesia Viseu.
(Distância: 18 m NE)
Esta capela foi edificada no ano de 1742. Apresenta uma forma octogonal, com aberturas de molduras simples e coroadas por pináculos de esfera.
(Distância: 69 m NE)
Esta magnífica Fonte de Três Bicas é oriunda da Quinta das Bicas, tendo sido transladada para o atual local em 1805.
(Distância: 107 m SW)
Não há informações sobre esta igreja. De planta retangular, a fachada é em empena contracurvada arrematada com pináculos e cruz.
(Distância: 114 m NE)
A igreja é de um só plano, a fachada é dividida por pilastras que flanqueiam as portas no piso térreo e as janelas com balaustradas no segundo piso.
(Distância: 143 m E)
A Sé começou a ser edificada no séc. XII, sob o signo do românico. Poucos são os elementos que sobrevivem daquela época.
(Distância: 146 m SW)
Este edifício teve a sua origem no século XIX, com características neoclássicas, para servir como residência da Família Silva Mendes.
(Distância: 161 m SW)
Um jardim no centro da cidade com uma estátua dedicada às mães de todo o mundo. É um jardim pequeno mas bem cuidado, repleto de flores de todas as cores.
(Distância: 177 m SE)
Edifício da primeira metade do século XVIII, considerado um dos exemplares mais representativos da arquitectura barroca da cidade de Viseu.
(Distância: 237 m SW)
Edifício construído no séc. XIX, situa-se na Praça da República, no centro da cidade. De planta rectangular, é formado por dois pisos de três panos.
(Distância: 274 m E)
Estas são duas janelas manuelinas, situadas na Rua Direita, das existentes em alguns edifícios do centro histórico de Viseu.