Igreja da Misericórdia
A igreja é de um só plano, a fachada é dividida por pilastras que flanqueiam as portas no piso térreo e as janelas com balaustradas no segundo piso.
Igreja da Misericórdia
Fachada, torres
sineiras e escadaria

Esta é a igreja mais imponente, maravilhosa e majestosa que a Misericórdia tem, apesar da maior incerteza quanto ao lugar, fundação e finalmente a caracterização.

Tantas incertezas, tantas datas ou testemunhos, fazem contudo corresponder a fachada no contexto que a cidade de Viseu conheceu em meados do século XVIII.

Fachada

A igreja é de um só plano, a fachada é dividida por pilastras que flanqueiam as portas no piso térreo e as janelas com balaustradas no segundo piso. Ao centro abre-se o portal, encimado por uma varanda também com balaustrada.

A fachada em empena acompanha o desenho do frontão, enquadrando as Armas Reais. Nos panos laterais, uma cimalha interrompida por acrotérios percorre o edifício, e duas torres projectam o edifício na vertical.

No interior apresenta uma talha polícroma e sem dourados, e o retábulo-mor possui uma imagem de Nossa Senhora da Misericórdia, do século XVIII.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Viseu
ou neste concelho Viseu
Outras localidades deste concelho Viseu

Localização

Coordenadas GPS: N 40 39.607' W 007 54.706'  (40.66012, -7.91177)

Temas / Tags

Viseu, publicado em por