Edifício simples todo em pedra, apresenta uma planta retangular, com a capela particular, unindo duas partes da casa iguais uma à outra.

Edifício simples todo em pedra, apresenta uma planta retangular, com a capela particular unindo duas partes da casa iguais uma à outra. Seis janelas em arco abatido e dois portões em verga reta.

O Solar

Solar de Couto de Cima
Solar e Capela

A caminho de Couto de Baixo passei pelo de Cima e pude reparar neste solar.

Os solares existentes em muitas aldeias, e principalmente estando afastadas dos grandes centros, acabam por se tornar numa mais valia.

Por vezes esta mais valia acaba por favorecer de uma maneira ou de outra a própria aldeia, catapultando-a para a ribalta. E favorecendo com algum património da sua congénere de Baixo, pode por isso ser uma mais valia.

Descrição

Não tenho informações sobre este solar. Edifício simples todo em pedra, apresenta uma planta retangular, com a capela particular unindo duas partes da casa iguais uma à outra.

Seis janelas em arco abatido e dois portões em verga reta. A capela está delimitada por cunhais de pedra, encimados por pináculos.

O portal principal, em arco abatido, é encimado por uma janela. É arrematada por um frontão semicircular com o brasão da família. O portal e a janela apresentam relevos decorativos.

Em frente do solar existe ainda um cruzeiro simples com a coluna sem decoração assente sobre uma base de três degraus e que termina com a cruz.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 40.195' W 008 00.289'  (40.66992, -8.00482)

Temas / Tags

Couto de Cima, publicado em por