O telhado deste alpendre é terminado em cruz e pináculos.
Do local obtém-se uma excelente vista para a aldeia de Fráguas e a área em redor.
Este ponto está situado na localidade Vila Nova de Paiva, Fráguas e Alhais, na freguesia Vila Nova de Paiva, Alhais e Fráguas.
(Distância: 222 m SE)
Sendo uma capela muito antiga, esteve antes junto da Igreja Matriz. Foi transladada para este local, os limites da povoação de Fráguas, na década de 1940.
(Distância: 226 m NW)
Um campo de futebol para jogos e treinos, para uso da população local. É um campo em terra batida, com balneários mas sem iluminação artificial.
(Distância: 386 m SW)
Um pequeno jardim no centro da localidade com árvores e bancos, um espaço de descanso e de convívio. Num extremo do jardim existe a estátua ao emigrante e no outro extremo um cruzeiro.
(Distância: 520 m SW)
Uma capela que se destaca pela fachada com a porta ladeada por duas pequenas janelas ovais. A empena triangular é interrompida pela sineira situada numa estrutura terminada em cruz e pináculos.
(Distância: 584 m S)
Um excelente espaço de lazer com uma praia fluvial e um parque de merendas equipado com diversas mesas e bancos, é um espaço bastante arborizado e junto do rio de água fresca e limpa, ótimo para se passar uma boa parte do dia.
(Distância: 588 m SW)
Situada no Monte do Calvário, com uma vista espetacular, foi recentemente acrescentado um alpendre como prolongamento da capela.
(Distância: 611 m SW)
Houve uma primeira referência a Fávregues como concelho em 1128, por D. Teresa. D. Manuel I outorgou foral a Frágoas em 1514 quando possivelmente foi erguido o pelourinho. Foi concelho até 1895 e de novo desde 1898 já com a designação atual de Vila Nova de Paiva.
(Distância: 653 m SW)
Na Igreja Matriz de Fráguas destaca-se a fachada com a porta principal encimada pelo tímpano triangular interrompido pela sineira dupla e ladeada de pilastras. Ao centro do tímpano abre-se uma pequena janela em óculo.
(Distância: 755 m SW)
Um grupo de moinhos junto do rio Paiva atualmente desativados mas que podem ser visitados para se poder entender como foi o seu funcionamento. Há dois moinhos na margem direita do rio e um moinho na margem esquerda.
(Distância: 2 km W)
Uma pequena capela na localidade de Borralhais, em que se destaca a sineira no lado esquerdo do telhado e o óculo circular sobre a porta principal retangular.