Nascido no Avelal, órfão de pai muito cedo, embarcou ainda jovem para o Rio de Janeiro onde, mercê de seu trabalho, economia e sacrifício, ganhou enorme fortuna.

No Rio de Janeiro

Comendador Elísio Ferreira Afonso
Busto de Elísio
Ferreira Afonso

Nascido no Avelal, órfão de pai muito cedo, embarcou ainda jovem para o Rio de Janeiro onde, mercê de seu trabalho, economia e sacrifício, ganhou enorme fortuna que fez dele um magnate na capital dos Estados Unidos do Brasil.

Então, em vez de se entregar ao fausto e aos vícios a que a riqueza muitas vezes convida, Elísio Ferreira Afonso pensou de outra maneira.

Não se vangloriou de ser um homem rico e importante, mas antes ajudou lá no Rio de Janeiro todas as instituições ligadas aos portugueses seus patrícios, mormente as de carácter assistencial. Logo que pudesse voltaria à terra onde nasceu, o Avelal, para fazer dela a sua princesa e herdeira de tudo quanto viesse a possuir no Brasil ou em Portugal.

Obras no Avelal

E assim foi. Chegado ao Avelal, mandou construir um belo palacete, cheio de sol, onde hoje funciona o Lar da Terceira Idade. A seguir, a escola primária e a respectiva cantina, que simultaneamente dotou. Veio depois a igreja e a residência paroquial.

No mesmo ritmo, o Hospital, a Estação dos Correios, o Posto da Guarda Nacional Republicana, um bairro económico, a feira e as Festas do Avelal, o abastecimento de água à povoação, a electrificação do Avelal e Decermilo, e até o campo santo, onde ele quis ser sepultado no meio dos seus conterrâneos e amigos.

Antes de morrer, instituiu, ajudado por diversas entidades, a “Fundação Elísio Ferreira Afonso”, com relevante actividade no Avelal e em todo o concelho do Sátão, sendo disso a última manifestação.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 45.202' W 007 40.858'  (40.75337, -7.68097)

Temas / Tags

Avelal, publicado em por