Mais concretamente, o início foi no ano de 1594 no local das casas onde nasceu o seu fundador Dr. Fernando Mergulhão, que viria a obter o breve do Papa Clemente VIII.
Passado dois anos, e de acordo com a cláusula do breve papal, as três Irmãs do fundador seriam transferidas do Convento Beneditino de Semide, pertencente a Coimbra, para este convento, sendo as três irmãs as primeiras monjas e por conseguinte uma delas seria a primeira Abadessa perpétua.
Entretanto o convento cresceu em rendimentos e ocupação, tendo no ano de 1650 três lanços de dormitório com quarenta celas ocupadas. Em 1812 o convento foi encerrado por ordem do Bispo de Lamego de então, passando as monjas e os seus rendimentos para o Convento das Chagas em Lamego.
Este ponto está situado na localidade Moimenta da Beira, na freguesia Moimenta da Beira.
(Distância: 24 m W)
Implantado no Terreiro das Freiras, este Solar datado do séc. XVIII surgiu nesta vila pela mão do Cavaleiro da Casa Real, José Sarmento de Vasconcelos, que foi capitão-mor da vila.
(Distância: 55 m N)
Uma capela situada junto da rua e entre as casas, destaca-se a fachada aberta pela porta com moldura em arco perfeito e encimada por uma janela em fresta retangular que é ladeada por um nicho.
(Distância: 224 m SW)
Morada: Largo do Tabolado 3620-324 - Moimenta da Beira
(Distância: 342 m NW)
Crê-se que Moimenta tivesse existido entre Baldos e Fornos onde se teria erguido uma igreja, que mais tarde foi trazida para o local onde hoje está edificada.
(Distância: 3 km S)
Uma capela num recinto murado e afastado da localidade, a pouco mais de 200 metros, a fachada é aberta apenas pela porta, com a empena terminada na cruz no vértice.
(Distância: 3 km SE)
Uma capela de construção recente situada no cimo de um morro e afastada da estrada, destaca-se a fachada frontal com a empena triangular saliente terminada numa cruz.
(Distância: 3 km W)
Está situada nos limites da aldeia de Leomil, à face da estrada. Pelo seu aspecto e como referência do Pelourinho e Igreja Matriz, deve datar entre os séc. XVI e XVII.
(Distância: 3 km W)
Datada no século XVII, destaca-se no interior uma capela dedicada a Nossa Senhora da Penha de França, com retábulo em talha dourada policromada, azulejos do século XVIII e abóbada em caixotões de pedra.
(Distância: 4 km W)
Datado do século XVI, está numa plataforma com quatro degraus onde assenta uma coluna com uma base quadrangular, com arestas chanfradas, sendo o remate do tipo de gaiola.
(Distância: 4 km W)
Uma pequena capela isolada a 400 metros da povoação, num espaço ervado e arborizado sem qualquer arranjo em volta, como abertura conta apenas a porta na fachada frontal e termina com uma cruz sobre o vértice da empena.