Os Frades Loíos ou Cónegos Seculares de São João Evangelista ocuparam-no em 1632, vindo a ser o mais importante convento de Lamego durante o século XVIII.
A igreja possui belos altares de talha dourada, ricos painéis cerâmicos do século XVIII com destaque para os que revestem as paredes do transepto representando episódios da vida de São Bento de Núrcia, atribuídos a Policarpo Bernardes.
Os que se encontram no lado oposto referem-se à vida de Santo António, de fábrica lisboeta e autor desconhecido.
Há um retábulo seiscentista da capela-mor, duas arcas tumulares em granito sobrepostas de estátuas jacentes, que se encontram nos topos do transepto pertencendo a do lado sul a D. João de Brito Vasconcelos, Bispo de Angra, e a do lado norte a D. Manuel Pinto da Fonseca, bailio de Acre.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Lamego, na freguesia Lamego (Almacave e Sé).
(Distância: 168 m W)
Igreja situada junto do cemitério, destaca-se a fachada composta por porta encimada por um janelão formando ambas as aberturas um conjunto. A base da porta é ladeada por dois óculos circulares e a fachada termina com um frontão contra-curvado.
(Distância: 186 m NE)
Uma fonte de espaldar, situada no beco da rua com o mesmo nome, duas bicas vertem água para um tanque retangular. O espaldar é simples, sem decoração, encimado por um friso.
(Distância: 210 m NW)
Fonte situada ao lado da Capela do Espirito Santo, esteve no início do Largo de Camões sendo transferida para este local em 1928. Duas bicas vertem água de nascente para o tanque e tem ao centro do espaldar o escudo de Lamego com a data de 1906.
(Distância: 212 m NW)
Situada na baixa da cidade, foi reedificada pelo Bispo de Lamego D. Manuel de Noronha no séc. XVI, tendo o seu brasão no cunhal exterior da capela.
(Distância: 214 m E)
Uma fonte em que no espaldar está uma placa oval com a indicação de "CM 1877", a data da sua construção num local um pouco à frente do atual. Foi para aqui levada no início da década de 1990 para o alargamento da rua.
(Distância: 241 m NE)
Solar dos Castros, esta casa foi edificada em 1777 aproveitando as estruturas anteriores, as abóbadas da cozinha e tulhas para cereais.
(Distância: 264 m N)
Fundada no ano de 1129, é uma catedral de estilo gótico que mantém a torre quadrada original e grandes modificações feitas nos séculos XVI e XVII. Sagrada em 1175 a São Sebastião e a Santa Maria, a conclusão da Sé só viria a acontecer em 1191.
(Distância: 316 m N)
Este edifício do século XVIII já funcionou como hospital e como regimento de infantaria. Só em 1929 abriu como teatro, tendo reaberto em 2007 depois de obras de recuperação desde 1987. Atualmente está classificado como Imóvel de Interesse Público.
(Distância: 356 m N)
Um palácio com uma frontaria voltada para o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, esta edificação, antigo Paço Episcopal, foi objeto de ampla remodelação entre 1772 e 1786. Atualmente é o Museu da cidade.
(Distância: 373 m SE)
Situado no Largo do Chafariz, tem duas bicas que vertem água para um tanque retangular. O espaldar contém o brasão português coroado e termina em ameias.