Também conhecida como Solar dos Castros, esta casa foi edificada em 1777 com o reaproveitamento das estruturas anteriores, como abóbadas da cozinha e tulhas para cereais.
Apresenta uma vasta frontaria dividida por pilastras, em cinco corpos realçados por motivos decorativos. No corpo central encontra-se o portão em granito trabalhado, encimado por pedra de armas.
O jardim de traçado setecentista é composto por canteiros geométricos limitados por sebes de bucho, um tanque e um pequeno fontanário.
Este ponto está situado na localidade Lamego, na freguesia Lamego (Almacave e Sé).
(Distância: 62 m S)
Uma fonte de espaldar, situada no beco da rua com o mesmo nome, duas bicas vertem água para um tanque retangular. O espaldar é simples, sem decoração, encimado por um friso.
(Distância: 219 m NW)
Fundada no ano de 1129, é uma catedral de estilo gótico que mantém a torre quadrada original e grandes modificações feitas nos séculos XVI e XVII. Sagrada em 1175 a São Sebastião e a Santa Maria, a conclusão da Sé só viria a acontecer em 1191.
(Distância: 237 m NW)
Um palácio com uma frontaria voltada para o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, esta edificação, antigo Paço Episcopal, foi objeto de ampla remodelação entre 1772 e 1786. Atualmente é o Museu da cidade.
(Distância: 241 m SW)
A primeira pedra do Convento foi lançada no ano de 1596 pelo lamecense Doutor Lourenço Mourão Homem.
(Distância: 244 m S)
Uma fonte em que no espaldar está uma placa oval com a indicação de "CM 1877", a data da sua construção num local um pouco à frente do atual. Foi para aqui levada no início da década de 1990 para o alargamento da rua.
(Distância: 250 m NW)
Este edifício do século XVIII já funcionou como hospital e como regimento de infantaria. Só em 1929 abriu como teatro, tendo reaberto em 2007 depois de obras de recuperação desde 1987. Atualmente está classificado como Imóvel de Interesse Público.
(Distância: 312 m W)
Situada na baixa da cidade, foi reedificada pelo Bispo de Lamego D. Manuel de Noronha no séc. XVI, tendo o seu brasão no cunhal exterior da capela.
(Distância: 323 m W)
Fonte situada ao lado da Capela do Espirito Santo, esteve no início do Largo de Camões sendo transferida para este local em 1928. Duas bicas vertem água de nascente para o tanque e tem ao centro do espaldar o escudo de Lamego com a data de 1906.
(Distância: 339 m NW)
(Distância: 383 m SW)
Igreja situada junto do cemitério, destaca-se a fachada composta por porta encimada por um janelão formando ambas as aberturas um conjunto. A base da porta é ladeada por dois óculos circulares e a fachada termina com um frontão contra-curvado.