Pelourinho de Vila Real
Vila Real, como o nome indica, é localidade de fundação régia, tendo recebido o primeiro foral em 1272 por D. Afonso III, renovado por D. Dinis no mesmo século com a denominação de Vila Real de Panoias.
Pelourinho de Vila Real

Finalmente, foi atribuído um outro foral no final do mesmo século por D. Manuel I.

Do pelourinho que até então tinha sido levantado, restavam apenas alguns fragmentos guardados na Câmara entre 1865 (altura em que a Câmara deliberou apeá-lo, por dificultar as carruagens) e meados do século XX.

Terá sido a partir de alguns fragmentos e algumas fotos e gravuras que o município mandou construir o atual monumento, aparentemente cópia do original. Acredita-se que o atual pelourinho tenha a coluna quinhentista octogonal, ou parte desta, e algumas cantarias avulsas.

Descrição

Pelourinho de Vila Real

Consta de um soco formado por três degraus oitavados, de parapeito, o primeiro destes ficando semi-enterrado na calçada. Sobre este soco ergue-se o fuste oitavado assente num paralelepípedo também octogonal de faces lisas.

O fuste é rematado por uma gaiola, pequena peça de arquitetura de planta oitavada vazada em quatro faces por abertura em arco redondo e integrando micro contrafortes cilíndricos rematados por florões nas faces intermédias.

Classificação

A partir de 1962, este pelourinho está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Vila Real
ou neste concelho Vila Real
Outras localidades deste concelho Vila Real

Localização

Coordenadas GPS: N 41 17.769' W 007 44.743'  (41.29615, -7.74572)

Temas / Tags

Vila Real, publicado em por