Igreja Matriz de Constantim
Igreja Matriz de Constantim

Este templo, com uma fachada um tanto peculiar, tem a sua origem na fundação medieval, tendo sido profundamente intervencionado nos séculos XVII e XVIII. Resultante destas intervenções, a atual fachada remonta ao ano de 1726.

Descrição

A fachada apresenta alguma decoração patente na cornija moldurada, no frontão da porta, com obreiras e padieira em cantaria com lavores e que é rematada por um frontão com volutas e no tímpano um nicho onde figura uma imagem de S. Frutuoso.

Esta decoração é reforçada com os frontões das janelas do coro alto, e na parte superior o nicho preenchido por uma imagem de Santa Maria da Feira. Anexada, tem ainda a torre sineira.

Planta simples, com desenvolvimento linear, constituída por nave e capela-mor retangulares e telhado de duas águas.

No interior merece destaque especial o sacrário rotativo (quatro esculturas assim cronologicamente ordenadas, se rolarmos da direita para esquerda, a prisão de Jesus, a flagelação, o calvário e a ressurreição), com talha dourada do século XVII.

Exteriormente, existem duas capelas laterais, uma delas com vestígios profundos do românico e um anexo servindo de casa mortuária.

Classificação

Este está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 16.935' W 007 41.767'  (41.28225, -7.69612)

Temas / Tags

Constantim, publicado em por