Castelo de Aguiar
Castelo de Aguiar
Castelo e Torre
Castelo de Aguiar - Interior
Muralha
Castelo de Aguiar - Interior
Porta

O monte dominante onde se implanta o Castelo de Pena de Aguiar, de ocupação de caráter militar que remonta ao período romano, quando se edificou este reduto defensivo protector da estrada que ligava Chaves a Lamego. Pertence à época Média (Alta Idade Média), mais concretamente ao século XI, das quais existem referências acerca da sua conquista pelas tropas de Fernando Magno.

Sendo um território de assinalável importância, o seu castelo leva a cabeça dessa circunscrição atribuída a um nobre com forte ligação à monarquia. Contudo crê-se que a construção deste conjunto tenha entrado no século XII, embora possa ter demorado um pouco mais de tempo, prolongando-se até ao reinado de D. Sancho I.

Castelo de Aguiar - Interior
Castelo de Aguiar - Interior
Interior do Castelo
Castelo de Aguiar - Interior
Castelo de Aguiar - Interior
Interior do Castelo

Entretanto este conjunto militar foi utilizado mais tarde, sofrendo por isso uma transformação, no contexto das Guerras Fernandinas contra Castela nos finais do século XIV. Estas transformações sofridas coroaram o castelo com uma torre e uma barbacã na parte mais elevada. Devo dizer que barbacã é um recinto quadrangular irregular adaptando-se assim ao terreno irregular. A torre que lhe é contígua conserva ainda um compartimento abobadado, que foi provavelmente convertido em cisterna.

Pode-se dizer que se deve ao século XVI o início do abandono deste conjunto militar, devido a novos instrumentos militares, o que mudou radicalmente a arte da guerra.

Assim, este pequeno castelo estrategicamente militar, com a sua origem romana, tornou-se em mais um elemento pertencente aos Monumentos Nacionais, a partir de 1982.

Coordenadas GPS: N 41 28.170' W 007 40.810'  (41.46950, -7.68017)

Temas / Tags

Telões, publicado em por