Igreja de Santa Maria
Igreja
Igreja de Santa Maria
Fachada lateral

Igreja Matriz, também conhecida por Igreja de Santa Maria de Viade, é considerada como a mais antiga do barroso. Ainda com vestígios românicos, possui um cachorro que indica o limite da primeira construção da igreja. Entretanto com o aumento da população a igreja sofreu acrescentos, sendo o exemplo disso o altar e o átrio. Pode ainda comprovar-se que o sino se encontrava na fachada principal devido ao desgaste provocado pela gramalheira (corrente de ferro) que era utilizada para tocar o sino, como podemos observar na parede.

Igreja de Santa Maria
Fachada posterior
Igreja de Santa Maria
Igreja

A pedra com vestígios românicos que se encontra na porta principal tem um interesse extraordinário pelo facto de não ser comum. Nesta região do barroso semelhantes vestígios só se conhecem mais três.

Nesta igreja destaca-se a pia batismal, que se situa no exterior, que tem a sua origem no românico, sendo que a parte superior sofreu alterações recentemente. Era nesta pia que há cerca de mil anos os batismos eram realizados, uma vez que as crianças que não eram batizadas não poderiam entrar na igreja. Só entravam quando batizadas, e consequentemente ao morrerem poderiam serem enterradas em solo sagrado.

Coordenadas GPS: N 41 45.616' W 007 51.767'  (41.76027, -7.86278)

Temas / Tags

Viade de Baixo, publicado em por