Igreja Matriz de São Cristovão
Considerada uma das referências da vila, a igreja, outro exemplar da época românica tardia pertencente à rota da época, foi fundada no ano de 1220 mas muito modificada nos séculos XVII e XVIII.
Temas / Tags

História

Igreja Matriz de São Cristovão
Igreja e envolvente
Igreja Matriz de São Cristovão - lateral
Lado norte
Igreja Matriz de São Cristovão - torre
Lado oeste e sul

É considerada, tal como a Capela do Senhor, uma das referências da vila. A igreja, outro exemplar da época românica tardia, pertencente à rota da época, foi fundada no ano de 1220. Contudo, as várias modificações existentes nos séculos XVII e XVIII fizeram com que este templo tomasse a forma da atualidade.

Igreja Matriz de São Cristovão - porta
Portal norte

Podemos ainda ver nesta igreja de raiz medieval o único vestígio que se conservou da época. Trata-se do portal norte, em arco quebrado, com arquivoltas com decoração vegetalista e em torso, sobre impostas, e uma fresta ampliada e reformada nos séculos XVIII e XIX.

Descrição

Igreja de uma nave e capela-mor, com sacristia e torre sineira. No interior apresenta um coro-alto de madeira, batistério do lado do Evangelho.

Os confessionários são embutidos e os retábulos lateral e colaterais são de talha policromada e dourada tardo-barrocos e retábulo-mor de talha dourada barroca joanino.

Veja Também

Localização

Coordenadas GPS: N 41 24.544' W 007 57.399'  (41.40907, -7.95665)
Mondim de Basto, publicado em por