Sem uma cronologia fixa, este pelourinho é atribuído à época manuelina, uma vez que a tipologia em pinha é comum para este período histórico.

Descrição

Pelourinho de Dornelas
Pelourinho de Dornelas
Pelourinho de Dornelas
Pelourinho de Dornelas

É o símbolo de um antigo poder administrativo autónomo que foi conferido a Dornelas como Couto. Desde 1836, ano em que o seu poder foi extinto aquando da formação do Concelho de Boticas, entrou em período de declínio permanente, restando-lhe atualmente a honra perpetuada no maior símbolo da aldeia, espelhado no Pelourinho.

Situa-se no Largo do Cruzeiro, num espaço muito apropriado, com a Junta de Freguesia mesmo ao lado, tendo esta sido utilizada como antiga cadeia da Vila, e a poucos metros da Igreja Matriz.

Sem uma cronologia fixa, é no entanto atribuída à época manuelina, uma vez que a tipologia em pinha é um dado comum para este período histórico. Numa estrutura em cantaria de granito, ergue-se num soco de dois degraus octogonais, servindo de base um soco de secção quadrada na zona central, elevando o fuste também em secção quadrada, e coroada com o remate piramidal.

Classificação

Este simples Pelourinho está classificado desde 1933 como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 38.387' W 007 50.519'  (41.63978, -7.84198)

Referências

Temas / Tags

Dornelas, publicado em por