O encontro com este este templo religioso dá-se precisamente no centro da aldeia, confundindo-nos um pouco como se fosse o templo máximo da localidade.

Origem

Capela de Nossa Senhora da Saúde
Fachada oeste
Capela de Nossa Senhora da Saúde
Lado sul e leste

Na verdade a Igreja Matriz ou Paroquial está situada a cerca de 500 metros a sudoeste deste local.

Na verdade trata-se de uma Capela, no tempo da sua edificação em 1692, de foro particular e que mais tarde acabaria por pertencer às gentes de Covas de Barroso, por oferta da família Silva da qual eram donos.

Capela de Nossa Senhora da Saúde - Inscrição
Inscrição

Basicamente estes templos particulares têm por norma ser de dimensões reduzidas e neste, após o gesto da atribuição ao povo, empreendeu a ampliação da mesma.

Dedicada à imagem de Nossa Senhora da Piedade, veio mais tarde a ser mudada e, segundo reza a lenda, seria para Nossa Senhora da Saúde. A título de uma promessa feita à Senhora da Saúde pelo povo de que, se curassem da doença mortal da qual os jovens eram vítimas, então passariam a celebrar em honra da dita Senhora.

Descrição

Capela de Nossa Senhora da Saúde
Sacristia e
Torre sineira

Uma edificação toda em granito e de planta retangular, é formada por uma nave e capela-mor com a sacristia e a sineira adossada ao templo no lado norte desta.

Orientada leste/oeste, com a fachada principal a oeste como habitual, tem nesta como rasgo principal o portal em moldura reta ladeado por duas pequenas janelas, também com a mesma moldura. O portal está encimado por uma pequena janela circular.

A fachada termina em empena triangular, com uma cruz ao centro e com pináculos piramidais nas laterais.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 38.132' W 007 46.981'  (41.63553, -7.78302)

Temas / Tags

Covas do Barroso, publicado em por