A uma distância de um quilómetro de Boticas, o Convento da Granja, atualmente assim conhecido, nem em toda a sua existência o edifício funcionou como Convento.

Origem

Convento da Granja
Convento da Granja
Convento da Granja
Convento da Granja

Situa-se a uma distância de um quilómetro de Boticas, o Convento da Granja atualmente assim conhecido, e ao qual a freguesia de Santa Maria da Granja dá o nome. Do que se conhece documentalmente, nem em toda a sua existência o edifício funcionou como Convento.

Num período decorrente do barroco, em 1742, a intenção da edificação de uma ermida, em invocação a Santa Bárbara e Nossa Senhora da Conceição, foi realizada. Tratava-se contudo da Capela da Casa do Morgado dos Rodrigues dos Santos, possivelmente uma edificação anterior à capela.

Foi precisamente neste edifício, que se manteve como residência até 1898, que teve neste ano início a ocupação de um colégio para meninas a cargo das Irmãs Doroteias até 1908. Razão suficiente para passar a ser conhecido como Convento da Granja.

A Capela

Igreja da Granja

A capela, que está adossada à esquerda da casa, está delimitada por cunhais de pilastras e termina em empena triangular e ladeada por pilastras piramidais.

O portal de moldura reta é ladeado por duas colunas que sustentam uma cimalha, sobrepondo-se por volutas. É encimado por um nicho com a imagem de Santa Bárbara, ladeado por dois colunelos que sustentam um frontão triangular interrompido por um globo.

O portal é ladeado por duas frestas retangulares e, na parte superior, o nicho é ladeado por duas janelas redondas. A sineta situa-se no lado direito, no telhado na parte conventual, de que resta apenas o arco de volta perfeita.

Localização

Este convento situa-se à saída da localidade de Granja, em direção a Boticas.

Coordenadas GPS: N 41 41.660' W 007 39.075'  (41.69433, -7.65125)

Temas / Tags

Boticas, publicado em por