Situado à saída de Vila Nova de Cerveira, numa pequena elevação, este forte insere-se na lista das fortalezas que integravam a linha defensiva da margem esquerda do Rio Minho e da costa Portuguesa.

História

Forte Sao Francisco 0 0cf65
Forte Sao Francisco 1 26d5f

Forte de São Francisco de Lovelhe, Forte de Azevedo e finalmente Forte de Lovelhe, são as três denominações pelas quais é conhecido. Está situado à saída de Vila Nova de Cerveira, numa pequena elevação. Este forte insere-se na lista das fortalezas que integravam a linha defensiva da margem esquerda do Rio Minho e da costa Portuguesa.

Forte Sao Francisco 2 4b795
Forte Sao Francisco 3 8b10f
Forte Sao Francisco 4 ee680

Com a restituição da Independência Portuguesa, o forte foi mandado edificar em 1642 pelo General Francisco de Azevedo, com as obras a finalizarem em 1663, tendo sido considerado no século XVIII com maiores potencialidades de defesa que a fortificação de Cerveira.

Anos mais tarde, na Guerra Peninsular, apesar de o forte ser de pequenas dimensões, teve um papel deveras importante na defesa ativa da região, aquando das invasões das tropas napoleónicas. Entretanto em 1809 sofreu danos consideráveis no seu interior com uma explosão provocada por este mesmo exército, destruindo a estrutura da casamata. Após este terrível acontecimento, o Forte de Lovelhe nunca mais voltou a ser recuperado, caindo por isso ao abandono.

Descrição

O Forte de Lovelhe, à semelhança dos modelos e tipologia da arquitetura militar seiscentista, apresenta uma planta pentagonal com cinco baluartes, dos quais quatro apresentam dimensões iguais e dispostos lateralmente dois a dois, e um quinto maior que está edificado na parede fronteira à porta de Armas.

Forte Sao Francisco 5interior 5b111
Forte Sao Francisco 6interior 56e23

Com 353 anos de edificação e com dois grandes períodos da história de Portugal, a preservação deste Forte de Lovelhe baseia-se no crescimento dos fetos no seu interior como no seu exterior.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 57.103' W 008 44.532'  (41.95172, -8.74220)

Temas / Tags

Lovelhe, publicado em por