Divide o nome como Igreja de São Pedro, nome proveniente pelo menos do século XIII, época em que este e outros templos religiosos desta região estavam na relação do bispado de Tui, segundo um documento existente no Arquivo da Torre do Tombo, referenciado com outro nome de São Pedro de Mangueiro e que, segundo alguns autores, teria sido a primitiva igreja de Gondarém.

Igreja Paroquial de S. Pedro
Igreja Paroquial de S. Pedro
Igreja Paroquial de S. Pedro
Igreja Paroquial de S. Pedro

Contudo, a Igreja Paroquial de Gondarém é do século XVI, época em que foi construída uma nova igreja com uma maior amplitude para poder albergar um maior número de fiéis, e que se manteve até agora.

Igreja enquadrada no espaço rural, dispõe de um adro e um espaço envolvente elevados, tendo acesso por uma escadaria de nove degraus, granítica. É construída em cantaria de granito, exceptuando a torre sineira adossada à direita, segundo os parâmetros do reboco e pintada de branco. De planta longitudinal de três naves e capela-mor com um corpo anexado a norte e outro a sul, e a uma torre. O portal renascentista com os seus bustos nas cantoneiras apresenta-se em arco de volta perfeita e é ladeado por colunas que suportam o entablamento. Sobre este abre-se um óculo circular.

Coordenadas GPS: N 41 55.084' W 008 45.092'  (41.91807, -8.75153)

Temas / Tags

Gondarém, publicado em por