Esta pequena igreja, que pode remontar ao início do século XIII, era dos muitos templos religiosos que se situavam a norte do Rio Lima e que se subordinavam ao Bispado de Tui.

Origem

Igreja Matriz de São Pedro de Arcos
Fachada da igreja
Igreja Matriz de São Pedro de Arcos
Lado norte
Igreja Matriz de São Pedro de Arcos
Lado sul e leste

Da pequena igreja sabe-se que, segundo o registo dos arquivos Distritais de Viana do Castelo, era dos muitos templos religiosos que se situavam a Norte do Rio Lima que se subordinava ao Bispado de Tui.

As inquirições que se realizaram no reinado de D. Afonso III, o que aconteceu no ano de 1258, indicam que a igreja pode remontar ao início desse século, talvez aos finais do século anterior, o século XII.

Descrição

O templo religioso, em granito, apresenta uma planta retangular formada por nave e capela-mor de dimensões mais reduzidas que a nave.

É delimitada por pilastras de cunhais rematadas por pináculos piramidais. A fachada em empena triangular tem como rasgos o portal em arco abatido, a que se sobrepõe uma cimalha. Está encimado por uma janela, a acompanhar a moldura em arco abatido, sendo também sobreposta por uma cimalha em granito.

Situada no lado esquerdo do templo e num plano um pouco mais recuado, a sineira é formada por dois sinos.

O cruzeiro está situado a poucos metros a norte da igreja.

Localização

Esta igreja está situada ao centro da localidade de Arcos, junto da estrada M525.

Coordenadas GPS: N 41 45.733' W 008 39.311'  (41.76222, -8.65518)

Temas / Tags

São Pedro de Arcos, publicado em por