A Igreja de São Salvador de Rebordões é referida como sendo do período românico, dos meados do século XIII, mas com obras no século XVIII que provocaram profundas alterações.

Descrição

Igreja de São Salvador de Rebordões
Fachada oeste

Com o recinto situado face à estrada municipal EM549, a Igreja de São Salvador de Rebordões foi vítima dos mesmos acontecimentos da Igreja Matriz de Queijada. As campanhas de obras decorrentes durante os séculos, acabaram por a transformar na que hoje se apresenta.

O único indício deste templo refere o período do românico, pertencente aos meados do século XIII. Contudo, as obras que se realizaram no século XVIII provocaram profundas alterações.

Descrição

Igreja de São Salvador de Rebordões
Lado norte e oeste
Igreja de São Salvador de Rebordões
Torre sineira
Igreja de São Salvador de Rebordões
Lado sul

Desenvolvida longitudinalmente, a sua planta retangular é formada por nave e capela-mor. A esta está adossada uma capela lateral e a sacristia.

A fachada principal, de frontão triangular, está delimitada por pilastras nos cunhais que rematam com dois pináculos. O rasgo do portal principal em verga reta é sobrepujado de um frontão curvo interrompido. Encima uma janela em tímpano.

À direita desta, e num plano mais recuado, está anexada a torre sineira quadrangular de quatro sinos nas suas quatro faces. A rematar, a presença de merlões.

Nas partes laterais abre-se uma porta em cada, em arco de volta perfeita. A porta orientada a sul encontra-se precisamente atrás da torre sineira.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 43.338' W 008 33.726'  (41.72230, -8.56210)

Temas / Tags

Rebordões de Souto, publicado em por