A Igreja de São João Batista de Queijada teve a sua origem em meados do século XIII, por isso uma edificação românica, a cargo da Ordem dos Hospitalários.

Descrição

Igreja de Queijada

Os maiores atentados que os templos religiosos sofreram durante séculos e séculos foram as campanhas de obras que sofreram sem quaisquer restrições. Estas acabaram por vir a transformar por completo estes mesmos templos, como foi o caso da Igreja de Queijada.

A Igreja de São João Batista de Queijada, assim também denominada, teve a sua origem em meados do século XIII, por isso uma edificação românica, a cargo da Ordem dos Hospitalários.

Igreja de Queijada
Igreja de Queijada
Igreja de Queijada
Igreja de Queijada

Destes tempos foram apenas mantidas as partes laterais, com as cornijas de modilhões, que se compõem de cachorros cúbicos, alguns chanfrados e sem decoração. Na lateral sul, a porta foi transformada, por uma campanha de obras, em janela, sendo o restante entaipado. Revela um arco ligeiramente apontado de dupla arquivolta e sem decorações.

É no século XVIII que o templo viria a ser transformado radicalmente com a fachada a ser alteada com pilastras-cunhais, o portal a transformar-se em arco de volta perfeita e a janela que a encima a ficar em moldura retangular.

À direita do templo e ao nível da fachada, a torre sineira tipicamente barroca e de planta quadrangular é delimitada por cunhais e dois registos, com a abertura dos arcos em volta perfeita em cada face, para as sineiras.

Classificação

Mesmo com a transformação do românico para o barroco, a Igreja de Queijada está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 42.926' W 008 32.360'  (41.71543, -8.53933)

Referências

Temas / Tags

Queijada, publicado em por