Rio Lima
Segundo rio do território português no sentido norte/sul, a seguir ao rio Minho, o Lima que banha e dá o nome à vila, Limia em galego, nasce em Espanha, em Ourense.
Rio Lima, jusante
Rio Lima, jusante
Rio Lima, montante
Rio Lima, montante

Com várias denominações em espanhol, mantendo-se com uma só denominação no território português, o rio Limia nasce no monte Talarinho, na província de Ourense, em que percorre quarenta e um quilómetros. O seu maior percurso é feito em Portugal com os seus cento e trinta e cinco quilómetros. Com entrada próximo de Lindoso e Soajo, passando por Ponte da Barca e Ponte de Lima, desagua no Oceano Atlântico em Viana do Castelo.

Novecentos e setenta e cinco metros é a altitude em que nasce o rio, tem uma bacia hidrográfica de trezentos e setenta quilómetros quadrados pertencentes à anterior região estatística (NUTS III) do Minho-Lima, atualmente Alto Minho. Contorna a norte as Serras do Soajo e Arga, até ao Oceano Atlântico pelas Serras de Perre e Santa Luzia, e a sul pelas Serras Amarela, Nora e Faro.

Muitos são os afluentes deste maravilhoso rio em território português, como ribeiros e rios, dos quais alguns importantes destes últimos são o Vez, Castro Laboreiro, Cabreiro, Frio, Ázere, Cabril, Veiga e Peneda.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Ponte de Lima
ou neste concelho Ponte de Lima
Outras localidades deste concelho Ponte de Lima

Localização

Coordenadas GPS: N 41 45.753' W 008 35.498'  (41.76255, -8.59163)

Temas / Tags

Ponte de Lima, publicado em por